Évora recebe exposição de fotografia ‘Phenomena’

A Igreja do Salvador do Mundo, em Évora, recebe, de 12 de Dezembro a 14 de Fevereiro, a exposição de fotografia ‘Phenomena’, dedicada às alterações climáticas.

Segundo a nota de imprensa, da autarquia, esta exposição conta com 30 fotografias que “representam o olhar de fotógrafos, amadores e profissionais, que responderam ao apelo do Concurso de fotografia sobre alterações climáticas PHENOMENA, cujo propósito foi desafiar todos os cidadãos a focar a atenção sobre as mudanças ambientais em Portugal através da fotografia”.

Explica ainda que “quase todos os dias ouvimos os alertas para o aumento da frequência de fenómenos climáticos extremos, secas, inundações, incêndios, para o aumento da temperatura, para a subida do nível dos oceanos, para a dificuldade de os governos baixarem os índices de dióxido de carbono na atmosfera e travarem as mudanças ambientais. Hoje já estamos a experienciar essas mudanças, dramáticas para muitos, humanos e não humanos. Hoje já está declarada a emergência climática e ambiental em muitos territórios”.

Por esse motivo, “cada fotografia da exposição PHENOMENA toca alguma dessas dimensões, de modos diversos, uns mais diretos e outros metafóricos”.

A exposição seguirá depois, de 14 de Fevereiro, para outros lugares.

A organização do concurso e exposição esteve a cargo da ecoVerney da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora, em colaboração com a Câmara Municipal de Évora e a Direção Regional de Cultura do Alentejo, com o apoio da CIMAC, GESAMB, IPF, CCDRA e DELTA-Cafés.


Publicado

em

,

por