Exposição “Restauração do Concelho de Palmela, uma vitória de todos os munícipes há 90 anos”

Biblioteca de Palmela

 

A Câmara Municipal de Palmela assinala o 90.º aniversário da Restauração do Concelho com a inauguração da exposição “Restauração do Concelho de Palmela, uma vitória de todos os munícipes há 90 anos”, no dia 1 de novembro, às 10h15, na Biblioteca Municipal de Palmela.

 

 

Devolver aos munícipes conhecimento sobre este período da História Local, através de documentos, nomeadamente, fotografias, instrumentos de trabalho, correspondência, legislação e objetos diversos é o principal objetivo desta exposição. Destacam-se, também, alguns documentos entregues pelas famílias de Joaquim José de Carvalho e de António Matos Fortuna, incorporados no Museu, Arquivo e Biblioteca do Município. Este trabalho prosseguirá ao longo do presente ano comemorativo, no website do Município e com a itinerância da exposição pelas várias freguesias, para a população em geral e comunidade educativa, em particular.

 

 

Criado em 1185, por Foral concedido por D. Afonso Henriques e seu filho Sancho, o Concelho de Palmela foi extinto por um período de 71 anos: 1855 a 1926. A extinção de um território autónomo há 670 anos e a sua integração no de Setúbal decorreu no quadro da política de reorganização administrativa do regime liberal. Esta situação não foi pacífica: munícipes de todos os pontos do Concelho de Palmela assumiram uma atitude combativa, para garantir a recuperação da autonomia.

 

 

Patente ao público até 25 de fevereiro, a exposição poderá ser visitada no horário de funcionamento da Biblioteca Municipal de Palmela: 3.ª, 5.ª e 6.ª feira, das 10h30 às 19h00, e 4.ª feira e sábado, das 14h00 às 19h00. Encerra aos domingos, 2.ª feiras, 4.ª feiras de manhã e feriados.

Rui Lavrador

Iniciou em 2011 o seu percurso em comunicação social, tendo integrado vários projectos editoriais. Durante o seu percurso integrou projectos como Jornal Hardmúsica, LusoNotícias, Toureio.pt, ODigital.pt, entre outros Órgãos de Comunicação Social nacionais, na redacção de vários artigos. Entrevistou a grande maioria das personalidades mais importantes da vida social e cultural do país, destacando-se, também, na apreciação de vários espectáculos. Durante o seu percurso, deu a conhecer vários artistas, até então desconhecidos, ao grande público. Em 2015 criou e fundou o Infocul.pt, projecto no qual assume a direcção editorial.

Rui Lavrador has 6805 posts and counting. See all posts by Rui Lavrador