Terminou ontem mais uma edição da Festa do Avante, evento de cariz politico-cultural que se realiza desde 1976. A organização e programação estão a cargo do PCP- Partido Comunista Português mas ali acorrem pessoas de todas as cores politicas e estratos sociais. Uma festa do povo!
Logo após o 25 de Abril, a Festa do Avante teve a sua primeira edição em 1976, na antiga FIL, o primeiro de vários espaços por onde a festa já passou. Nos dois anos seguintes realizou-se no Jamor e entre 1979 e 1986 o Alto da Ajuda, Monsanto, foi o local do certame. Discordâncias com o poder autárquico impediram a realização em 1987, motivo que levou a uma campanha para serem angariados fundos para a compra da Quinta da Atalaia, na Amora.
Em 1988 e 1989 a Festa do Avante realizou-se em Loures, fixando-se definitivamente em 1990 na Quinta da Atalaia, entretanto comprada pelo PCP por, aproximadamente, 300 mil euros (60 mil contos, em escudos). O espaço é actualmente maior devido à compra de 7 hectares contíguos à Quinta da Atalaia, pelo valor de aproximadamente 950 mil euros.
“Não há festa como esta” é a frase mais ouvida, sendo mesmo o slogan da Festa da Avante. Este evento junta cinema, teatro, livros, gastronomia e música, muita música. Todos os grandes nomes da cena musical portuguesa por lá passam. Mas a festa é uma viagem por tradições, sabores e sensibilidades distintas. Do rico ao pobre todos lá vão, em muito contribui o valor simbólico da EP (Entrada Permanente).
É o maior evento politico-cultural do país e o comício, que se realiza sempre ao domingo, é o ponto alto da festa comunista. Durante três dias também é muito provável, quase impossível de não acontecer, ouvir “A Carvalhesa”. Aprenda a coreografia e faça a festa, independentemente da cor politica. Importa ressalvar que toda a montagem da festa é efectuada por voluntários, com ligação partidária ao PCP ou não.
Se este ano não pôde participar na Festa, não se preocupe. O regresso está já marcado para 2018. Uma festa que ultrapasse a cor politica e que promove o que de melhor a cultura portuguesa tem, desde a música aos livros, da gastronomia ao artesanato.
Fotografia: Festa do Avante