Em noite de Gala, Rocio Molina e Rosario “La Tremendita” protagonizam, a 7 de Junho, pelas 22 horas, um inédito espectáculo de flamenco no Casino Estoril. A prestigiada dupla espanhola estreia-se no espaço cénico do Salão Preto e Prata para apresentar “Afectos”.
A obra de Rocio Molina e Rosario “La Tremendita” é uma reflexão na luta do ser e da capacidade de encontrar o simples, a naturalidade e a confiança através da existência. Um trabalho interessante, dinâmico e emotivo, onde o silêncio, a vibração, as texturas sonoras, a estética, o som, a voz, a dança e a cena percorrem um caminho de uma pesquisa profunda ao mais profundo de cada um.
Com um percurso de relevo internacional, Rocio Molina e Rosario “La Tremendita” prometem um genuíno espectáculo de flamenco no Salão Preto e Prata, revelando uma singular cumplicidade em palco. “Afectos” está construído sobre várias peças, todas com imagens e registos muito diferentes.
A obra expõe a sua própria investigação para chegar a conceitos como a imperfeição, que de alguma maneira pode chegar a ser perfeita. Desafiar as verdades e acreditar nas mentiras é o que ambas artistas defendem nesta proposta conjunta. Acreditam em algo que não é real, mas fazem com que afinal exista.
Coreógrafa, iconoclasta, Rocio Molina cunhou uma linguagem própria fomentada na tradição reinventada de um flamenco que respeita as suas essências e abraça o vanguardismo. Bailarina inquieta, Rocio Molina nasceu em Málaga em 1984. Logo aos 17 anos, licenciou-se no Real Conservatório de Dança de Madrid. Integrou Companhias internacionais, distinguindo-se em várias tournées internacionais. É, desde 2015, artista associada do Teatro Nacional de Chaillot, em Paris.
Rosario Guerrero nasceu, em 1984, no bairro de Triana, em Sevilha, tendo iniciado o seu percurso no flamenco por tradição. Autora por vocação e artista por amor, tem o “jondo” nos seus genes e uma inquietude adquirida. Bisneta de Enriqueta La Pescaera, sobrinha neta da Gandinga de Triana e filha de José El Tremendo, Rosario apanhou o canto no ar e começou a soltá-lo, desde pequena, em festas e “penhas”. Já nessa altura a sua meta era ser cantora e sobretudo cantora “de adelante”.