Jorge Serafim e As vozes da Cal: O Alentejo invadiu o Barreiro

Jorge Serafim e as Vozes da Cal 52

 

Jorge Serafim e As Vozes da Cal tiveram ontem a responsabilidade de actuar no Palco Marés nas Festas do Barreiro. Um espectáculo que juntou o humor e a música perante uma plateia com bastante público.

 

 

Não sendo um espectáculo comercial ou mainstream, acaba por ser um espectáculo poderoso no que à palavra diz respeito. Jorge Serafim entrou sozinho em palco e mostrou a sua faceta mais conhecida, a de humorista, pegando no tema das redes sociais e na dependência que as pessoas têm dos telemóveis, para constatar que com o avanço das tecnologias e das redes sociais, as pessoas cada vez falam menos entre si. Uma mensagem pedagógica, servida com humor em doses equilibradas.

                          Jorge Serafim e as Vozes da Cal 33 Jorge Serafim e as Vozes da Cal 35

 

Na base do projecto constam histórias tradicionais do mundo árabe, num cruzamento bem conseguido dos poetas árabes com as vozes (da Cal) tipicamente alentejanas, que carregam em si uma densidade e sensibilidade únicas.

 

 

Maioritariamente com poemas de Al-Mu’Tamid, juntam-se as sonoridades do cante alentejano, numa viagem espiritual por Damasco, Cairo, Pérsia e claro o Alentejo, com instrumentos como a viola campaniça, viola ou percussões.

             Jorge Serafim e as Vozes da Cal 63 Jorge Serafim e as Vozes da Cal 66 Jorge Serafim e as Vozes da Cal 69

 

Jorge Serafim prova também ser um exímio contador de histórias, imprimindo uma carga dramática a cada uma delas, proporcionando ao publico a experiencia de como se as tivesse ali a viver. Ontem no Alentejo Norte, como se referiu ao Barreiro, conseguiu  um espectáculo enriquecedor e que preenche a alma.

 

 

Jorge Serafim esteve acompanhado pelas Vozes da Cal em Palco: Paulo Colaço, Paulo Ribeiro, Fernando Pardal e Jorge Moniz.

                           Jorge Serafim e as Vozes da Cal 12  Jorge Serafim e as Vozes da Cal 41

 

O Infocul agradece à Câmara Municipal do Barreiro, as facilidades concedidas.

Rui Lavrador

Iniciou em 2011 o seu percurso em comunicação social, tendo integrado vários projectos editoriais. Durante o seu percurso integrou projectos como Jornal Hardmúsica, LusoNotícias, Toureio.pt, ODigital.pt, entre outros Órgãos de Comunicação Social nacionais, na redacção de vários artigos. Entrevistou a grande maioria das personalidades mais importantes da vida social e cultural do país, destacando-se, também, na apreciação de vários espectáculos. Durante o seu percurso, deu a conhecer vários artistas, até então desconhecidos, ao grande público. Em 2015 criou e fundou o Infocul.pt, projecto no qual assume a direcção editorial.

Rui Lavrador has 6805 posts and counting. See all posts by Rui Lavrador