Júlio Pereira actua nos Estados Unidos da América

Júlio Pereira actua a 4 de Junho, pelas 21:15, em Newark, nos Estados Unidos. A apresentação acontece no New Jersey Performing Arts Center, Newark, num concerto integrado nas festividades do Dia de Portugal em Nova Jérsia. Este espectáculo terá uma primeira parte com o músico James Hill às 20 horas.

Júlio Pereira aos sete anos de idade aprendeu a tocar bandolim com o seu pai. Já fez vários concertos no Mundo, produz, orquestra e participa como Multi-Instrumentista em vários discos de outros autores e colabora paralelamente com vários nomes da música entre os quais: Kepa Junkera, Pete Seeger, Mestisay e The Chieftains – com os quais grava o CD Santiago que ganha o Grammy Award, 1995. Em 2006 colaborou no filme “Fados” de Carlos Saura com Chico Buarque e Carlos do Carmo produzindo o tema “Fado Tropical”. Ainda com o Bandolim, em 2008 grava o CD Geografias e cria um concerto com o mesmo nome. Actua em Portugal e vários sítios do Mundo.

 

 

Em 2010 lança Graffiti um álbum de canções que conta com a participação de cantoras de vários países entre as quais: Dulce Pontes, Maria João, Sara Tavares, Olga Cerpa (Espanha), Nancy Vieira (Cabo-verde) e Luanda Cozetti (Brasil). Dos concertos dados ao longo deste tempo destaca-se aquele que dirige no Théâtre de la Ville em Paris (2012) de homenagem a José Afonso com artistas da actualidade como António Zambujo, Mayra Andrade, João Afonso, etc . Em 2013 retoma, o Cavaquinho e grava o CD Cavaquinho.pt. como ponto de partida para uma nova etapa dedicada a este instrumento. Actualmente é Presidente da Associação Museu Cavaquinho que visa documentar, preservar e promover a história e a prática deste instrumento.

 

 

Júlio Pereira conta com 20 discos de Autor e pode ser ouvido a 4 de Junho nos Estados Unidos.