Inaugura a 15 de Novembro no Maus Hábitos, no Porto, a exposição colectiva Adorno Político. Com curadoria de Tales Frey, a mostra reunirá um conjunto de obras de artistas brasileiros que servem de contraponto para a forma como olhamos e compreendemos o mundo que nos rodeia. Através da performance, body arte dos seus desdobramentos em objetos, fotos e vídeos, questiona-se o uso do corpo numa sociedade ainda determinada pela heteronormatividade compulsória, pelo sexismo inflexível e pelo nefasto projeto colonialista. 

Sugerindo um contraponto direto com normas de uma “sociedade capitalista de controle”, os projectos artísticos apresentados apropriam-se dos códigos sociais e políticos normalizados para subvertê-los. Corpos com manifestações não normativas são apresentados em contextos normalizantes; tatuagens, intervenções cirúrgicas ou trajes servem como o ponto de conexão com o outro, num conjunto de obras estáticas e interactivas que instigam o visitante a questionar as suas próprias concepções sobre o mundo e os que o habitam. Acionando emoções e a percepção de um sistema social controlador, Adorno Político recusa a homogeneidade de uma massa neutralizada pela ditadura dos padrões estéticos e comportamentais, desafiando-nos a pensar sobre o lugar deixado às identidades e subjetividades individuais nas sociedades contemporâneas.

Em mostra, estarão obras de André Parente, Andressa CantergianiÉlle de Bernardini,Gal OppidoJoana Bueno, Lenora de BarrosLetícia Parente, Lyz ParayzoMarcela TiboniNino CaisPriscilla DavanzoRafael BqueerRenan MarcondesSuelen Calonga e Tiago Sant’Ana.

Programação Paralela

Inauguração, 15 de Novembro
21:30 . Performance: Manicure Política, de Lyz Parayzo
22:00 . Performance: Pour être une seductrice, de Priscilla Davanzo

Sábado, 17 de Novembro
17:00 . Palestra. A Vênus de Cor, com Lyz Parayzo

Sábado, 21 de Novembro
17:00 . Palestra: Um Corpo pra Chamar de Meu, com Priscilla Davanzo