O Município da Chamusca apresenta no Restaurante “Paragem da Ponte”, entre os dias 18 e 29 de Maio, uma exposição fotográfica sobre a passagem dos 110 anos do lançamento da 1ª pedra da Ponte da Chamusca, que se celebra no próximo dia 25 de Maio.
Esta exposição está integrada nas comemorações do Dia Internacional dos Museus, celebrado a 18 de Maio, que este ano tem a temática “Paisagens Culturais”, às quais o Município adere mais uma vez, com a organização desta exposição evocativa.
Unir as margens do rio Tejo, foi um desejo acalentado pela população e políticos da região, desde os finais do século XVIII.
Decorria já a década de 70 do século XIX, quando o Município da Chamusca inicia providências nesse sentido.
Grande impulsionador da obra o Dr. João Joaquim Isidro dos Reis, membro do Partido Progressista, vai exercendo a sua influência junto do Presidente do Conselho, José Luciano de Castro, para que a ponte sobre o rio Tejo na Chamusca seja uma realidade.
E, assim, após vários anos de luta e persistência, ocorre no dia 25 de Maio de 1906, a cerimónia do lançamento da primeira pedra da ponte.
A ponte que para além de unir as margens, aproxima afectos e diminui obstáculos é sem qualquer dúvida, o maior factor de desenvolvimento da região, ocorrido no século XX.