Obra de Saimir Strati exposta no Vila Galé Douro Vineyards

 

 

Vila Galé Douro Vineyards, em Armamar, Douro, vai ter exposta uma obra de Saimir Strati, artista plástico premiado com dez recordes mundiais do Guinness.

 

Neste agroturismo que a Vila Galé abrirá em soft opening a 1 de Abril, haverá um mural de 1,80m por 1,60m dedicado ao Douro Vinhateiro, feito com cerca de sete mil rolhas de cortiça. A escolha do tema justifica-se pelas características desta unidade, que terá uma forte componente de enoturismo. Numa primeira fase com apenas sete quartos, restaurante, piscina exterior e adega, o Vila Galé Douro Vineyardsfica na centenária Quinta do Val Moreira, onde o grupo vai lançar-se na produção de vinhos do Douro. Actualmente, a Vila Galé já produz vinhos e azeites em Beja, Alentejo, sob a designação Santa Vitória.

 

Nascido em Tirana, na Albânia, em 1966, Saimir Strati é uma referência mundial na arte do mosaico. Em 2014 conquistou um dos seus recordes do Guinness com o maior mosaico do mundo, feito com 300 mil rolhas de cortiça, que retrata o Nobel de Literatura português, José Saramago, e ocupa uma parede de 157 m2. Esta obra está exposta no Centro de Artes e Cultura de Ponte de Sor. Recentemente, fez também um retrato de Madre Teresa de Calcutá a sorrir com 1,5 milhões de agrafos, inspirando-se na crise dos refugiados. Iniciando o seu percurso como restaurador de mosaicos num parque arqueológico albanês, Saimir Strati passou depois a criar as suas próprias obras, tendo já participado em mais de 100 exposições individuais e colectivas na Albânia, Croácia, Turquia, Itália, França, Espanha, Portugal, Azerbaijão, EUA ou Dubai.

 

O mural para o Vila Galé Douro Vineyards será elaborado ao vivo por Saimir Strati este fim-de-semana, durante a terceira edição do evento Vinhos em Cena, que decorre a 23 e 24 de Março, no Teatro Tivoli BBVA, em Lisboa, para promover o encontro entre o vinho e a arte.

 

Esta iniciativa contará ainda com a participação da enóloga dos Vinhos Santa Vitória, Patrícia Peixoto, que fará uma prova comentada no sábado, 23 de março, pelas 16h00. Às 18h00, além de Patrícia Peixoto, entra em cena Bernardo Cabral, também enólogo da Santa Vitória, para uma conversa sobre vinhos com Vasco d’Avillez e Rui Veloso.