O Teatro Tivoli BBVA acolheu ontem, 22 de Maio, o Concerto de Primavera pelo Coro e Orquestra de Cordas da Casa Pia de Lisboa, num espectáculo e grane intensidade e que contou com os convidados especiais Rita Redshoes, Pedro Moutinho e Simone de Oliveira.
Este espectáculo, com cariz solidário, mostrou o louvável trabalho que a Casa Pia faz com estas crianças e adolescentes, proporcionando-lhes um contacto com a arte. E eles correspondem com o enorme talento, com que ontem brindaram o muito público que foi ao Tivoli BBVA.
A apresentação do espectáculo esteve a cargo da irrepreensível Fernanda Freitas, com a Orquestra a abrir a noite com a “Pequena Sernata Nocturna” de Mozart, seguindo-se “Começar Bem” com letra e música do ex-professor da Casa Pia, Carlos Barata, numa excelente performance da orquestra e do coro.
A primeira convidada a subir a palco foi Rita Redshoes que sentada junto dos teclados e acompanhada pela orquestra interpretou “Dream on Girl”, pegando depois na sua guitarra e acompanhada pelo coro e orquestra proporcionou um brilhante momento com “Mulher”.
A temperatura e a intensidade do espectáculo subia, os jovens liderados pelo Maestro Hugo Ribeiro superavam-se em cada actuação mas ainda havia muitas emoções para serem vividas e sentidas.
De Ravel interpretaram “Pavana para uma Infanta Defunta”, subindo depois a palco o segundo convidado da noite, Pedro Moutinho. “Carnaval” e “Fado da Contradição” demonstrarm um fadista seguro, intenso, sorridente e com um brilho nos olhos pelos parceiros de luxo que teve esta noite em palco.
Num alinhamento ecléctico e de bom gosto, seguiu-se “Tango Habanera” e “Final Countdown”, antes de subir a palco a última convidada da noite, Simone de Oliveira.
Simone de Oliveira que demonstrou uma incrível boa disposição, humor inteligente, contou estórias, revelou desejos para o futuro destes jovens e mostrou todo o seu carisma e incontornável voz em “Sol de Inverno” e “Desfolhada” juntamente com o coro e orquestra.
Houve ainda tempo para um medley da saga Harry Potter, “Oven in the Rainbow” com todos os convidados em palco e fechando-se esta noite de afectos com o Hino da Casa Pia de Lisboa.
A música portuguesa tem o seu futuro assegurado. Assim o público incentive, apoie e admire o talento imensurável destes petizes. Esta foi a quarta edição do concerto de Primavera, que dá a conhecer o trabalho desenvolvido no âmbito do ensino integrado de música, um projecto que nasceu em 2009 e visa a formação e desenvolvimento musical dos jovens em viola de arco, violino e violoncelo.
Fotografias: Casa Pia de Lisboa (Facebook)