O Palco do Estúdio Time Out, no Mercado da Ribeira em Lisboa, poderá ter tido ontem um dos momentos mais marcantes da música portuguesa na próxima década. Acolheu a apresentação do disco de estreia de Trevo. E o que podemos dizer é que foi em bom e em português.
O Trevo constituído por Gonçalo Bilé, Ivo Palitos e Ricardo Pires teve ontem mais um membro em palco no instrumental e em palco foram a representação da vida real deste país. Repetimos, a vida real e não a dos doutores.
As suas músicas cheiram a novo e a tradição, pegando em influências como o rock, o pop, funk, punk e com laivos de musica tradicional portuguesa vincados por exemplo no refrão de “Face meu, Face meu” que nos remete para o vira tão marcado do folclore português.
As letras ouvidas são ora suaves ora densas. São estórias dos Trevo e de todas nós. Ouvir os Trevo é ouvir a vida de cada um de nós e tudo em português, e isso, na minha opinião é muitíssimo bom.
O nome Trevo remete-nos para a sorte e depois do concerto de ontem em Lisboa, uma dúvida apoderou-se de mim: Foi uma sorte eles terem-se juntado ou é uma sorte para nós podermos usufruir do talento destes rapazes? Cheguei à conclusão que ambas. Mas em que nós somos os maiores privilegiados porque a música destes rapazes é encorpada, não cai em facilitismos, em modas ou no brejeiro. É música portuguesa, bem construída tanto na composição como nas letras. É a alma lusitana musicada. É a demonstração que Portugal tem vários fados e que nem todos precisam de ser tristes.
Na apresentação do disco, fizeram questão de cumprir o alinhamento integral do disco e o público mostrou já ter algumas letras bem memorizadas. Fizeram questão de recordar o quartel general e onde tudo começou, o Popular Alvalade, agradeceram a todos os que os ajudaram e participaram neste disco.
O público não encheu por completo o espaço mas foi de uma entrega extraordinária. Ontem, pode ter nascido oficialmente um dos grandes estandartes da musica portuguesa para a próxima década. Assim o público saiba separar o trigo do joio.
Fotografia: Facebook Oficial Trevo