Reggae é Património Cultural Imaterial da Humanidade, pela UNESCO

 

 

 

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) inscreveu esta quinta-feira o reggae como Património Cultural Imaterial da Humanidade.

 

 

Originária de um espaço cultural que servia de casa a grupos marginalizados, sobretudo em Western Kingston, a música reggae da Jamaica é uma amálgama de influências musicais, incluindo formatos jamaicanos originais, bem como melodias caribenhas, latinas e norte-americanas”, refere a UNESCO na sua entrada sobre o estilo musical na conceituada lista.

 

 

O estilo musical é oriundo da Jamaica e foi celebrizado por Bob Marley.

 

 

A organização das Nações Unidas refere que o reggae é “a voz dos marginalizados” e que hoje é acolhida transversalmente pela sociedade. “O seu contributo para o debate internacional nos temas de injustiça, resistência, amor e humanidade sublinha a dinâmica dos seus elementos, simultaneamente cerebrais, socio-político, sensuais e espirituais.

 

Fotografia: D.R