A apresentação do Palco Street Dance,2016,do Rock in Rio decorreu no Dia Mundial da Dança ( 29 de Abril). Da Jazzy Dance Studios partiu um autocarro turístico de dois andares descapotável.
O “Jazzy bus” levou a alegria da dança e dos seus bailarinos às ruas de Lisboa. Ninguém ficou indiferente a este grupo bem-disposto. Este veículo percorreu inúmeros pontos turísticos de Lisboa, com o objectivo de por lisboetas e turistas a dançar e mostrar o que poderão encontrar no Parque da Bela Vista durante o evento. O Palco Street Dance surgiu em 2010.
“Foi muito difícil, em 2010 , decidir quais seriam as crews que fariam parte do festival. Eram todas muito boas. Pessoas que fazem dança como hooby mas fazem um grande trabalho“, relembra a directora de marketing do Rock in Rio. Pela primeira vez o palco conta com a curadoria da Jazzy Dance Studios mas esta já é uma parceira antiga do festival, desde 2012.
“Novidades, em termos de oferta de conteúdos é que actualmente nós temos dois concursos, um deles com o Cifrão. Para além disso vamos levar as cinco melhores crews que ganharam o Hip Hop internacional na Maia, em Abril. Temos o primeiro dia com a Blaya, que é uma novidade. O Filipe Rico é o novo host do Palco Street Dance. Ele próprio vai animar e dar aulas ao público. Vai haver interacção entre o público e o palco. Vamos todos os dias ter conteúdos diferentes mas vai ser acabar com um conteúdo comum que é uma banda ao vivo“, conta Álvaro Lopes.
“Entretenimento é a palavra de ordem. Este palco é onde o entretenimento começa, onde o público é surpreendido, onde se sente vontade de começar a dançar e partilhar as boas vibrações dos outros”, explica o responsável pela Street Dance, Álvaro Lopes. “Somos uma marca que se identifica muito com a marca Rock in Rio e com o Palco Street Dance. Houve uma simbiose natural“, é desta forma que explica de que forma surgiu a oportunidade de fazerem a curadoria do palco.
Na apresentação estiveram presentes: Agatha Arêas (directora de marketing do Rock in Rio), Álvaro Lopes ( da Jazzy Center), Cifrão ( embaixador do palco), Blaya ( que actua no dia primeiro dia do evento e estreou-se a solo, recentemente, com o EP “Blaya”) e os FunckyMonkeyz( ficaram conhecidos pela sua participação no programa Got Talent Portugal e já são um sucesso nacional). Estes são alguns dos nomes que vão fazer a cidade do rock dançar.
Cifrão é o embaixador do palco pela segunda vez. Durante o Rock in Rio irá acontecer a final do Cifrão Online Dance Challange by Carmex. Esta é uma competição exclusivamente online. O conhecido coreógrafo da TVI/Portugal explicou-nos, um pouco mais, sobre o que se vai passar: “este ano quisemos aumentar aquilo que o palco tinha para oferecer. Este ano as pessoas vão ficar muito surpreendidas com a quantidade de coisas que vão acontecer. Vamos puxar as pessoas para fazer aulas em cima do palco, todos os dias vamos ter um evento especial diferente. Vamos ter um campeonato com os melhores BBoys nacionais. No final de cada dia vamos ter um versus com a actuação de uma banda ao vivo com bailarinos. Vai haver aqui um cruzamento e eu vou entrar no meio“.
Cifrão actuou no Palco Mundo do Rock in Rio-Lisboa, em 2008 , com os D’ZRT e deixa-nos um pequeno convite:” o Rock in Rio está a chegar, o palco Street Dance está a chegar e esperamos por vocês todos lá“.
O Palco Street Dance abre a 19 de Maio com a Jukebox Crew, uma das melhores crews de street dance em Portugal. Eles já venceram o campeonato Europeu de Crews e o Funkin Stylez Paris. Contam com inúmeros títulos de campeões nacionais e internacionais. Eles vão atuar todos os dias do festival, três vezes por dia ( tarde, final da tarde e noite).
Esta crew actua pela terceira vez no festival. Mas não é só de street dance que o palco será feito. As danças de salão também vão estar representadas pelo par Nuno e Vanda e no Hip Hop vão actuar os vencedores do concurso internacional que decorreu na Maia.
Para além disso, o público vai poder participar em aulas de dança promovidas pela Jazzy. O Palco Street Dance está aberto todos os dias do evento, das 17 às 22 horas, para animar a sétima edição do Rock in Rio Lisboa. O espaço cenográfico terá uma inspiração urbana.
“Vamos actuar todos os dias. Somos a crew oficial pelo terceiro ano consecutivo. Vai ser como nos anos anteriores, com muita gente à frente e com uma grande energia em palco. Este ano não vai ser diferente. Vão ser sempre actuações diferentes. Temos também algumas surpresas guardadas que ainda não podemos revelar. Acho que toda a gente vai gostar“, conta Fausto Bellucchi ,da Jukebox Crew.
E deixa um convite a todos:” Todos os do país, europa e mundo que estejam por Lisboa devem aparecer no Parque da Bela Vista. O palco street dance vai estar ao lado da roda gigante. Onde houver barulho; movimento e magia , nós estamos lá“.
O palco volta renovado, com mais emoção e energia! Uma partilha constante de emoções e da alegria de viver. “Primeiro é sempre bom relembrar o objectivo principal do Rock in Rio que é criar entretenimento em torno de um espaço de música. A gente é muito mais do que um festival. É um festival de música e entretenimento. Criamos conceitos diferentes mas sempre ligados à música, como é o caso da dança mas, por outro lado, também podemos ter uma montanha-russa ou um slide. Vamos ter doze horas de festa, muita música boa em palco mas não só. Temos diversão para todos os gostos. A dança é a consequência natural para quem goste de música. Uma boa música não deixa ninguém parado“, conta Agatha Arêas, representante do Rock in Rio.
“Estão todos convocados para comparecerem em frente ao palco street dance às 17 horas para curtirem, do início ao fim, o que essas crews fantásticas têm para apresentar“, diz. O Rock in Rio vai conceder cinco dias com o melhor da dança em Portugal.