A dupla de guitarristas Rodrigo y Gabriela é a mais recente confirmação para o EDPCOOLJAZZ. A atuação está agendada para o arranque da 14ª Edição, dia 18 de julho, nos Jardins do Marquês de Pombal.
A dupla mexicana atua no dia 18 de julho num festival que se estende até 29 de julho, que encerra com o concerto de Jamie Cullum.
Uma viagem perfeita entre Jimi Hendrix, jazz fusão e flamenco. É desta forma arrebatadora e surpreendente que a dupla conquista o mundo inteiro com atuações galopantes que deixam plateias extasiadas entre mestria técnica e emotividade na performance, e que farão também um momento único no EDPCOOLJAZZ. O jornal inglês Independent apelida de “flamenco rock” o que emana do palco quando Rodrigo y Gabriela tomam conta das guitarras. Um duelo melódico, harmonioso, técnico e pulsante que difere dos padrões standard.
O espetáculo de Rodrigo y Gabriela é por muitos considerado uma experiência física, no sentido em que é totalmente impossível dissociar o que se ouve do palco e a comoção física da plateia. Uma originalidade que não tem igual no mundo e que dois mexicanos estão a apresentar mundo fora.
Duas violas e dois instrumentistas que tornam o palco pequeno para tamanha sonoridade que chega a plateia. Provavelmente muito mais que um concerto, antes uma experiência de vida.
Já confirmados nesta 14ª Edição do EDPCOOLJAZZ: a incontornável banda “The Pretenders” (19 de julho, Parque dos Poetas/Estádio Municipal de Oeiras); o cantor e saxofonista “Maceo Parker” (20 de julho, Jardins do Marquês de Pombal); a consagrada cantora brasileira “Maria Gadú” (23 de julho, Jardins do Marquês de Pombal, Oeiras); o blues boy do momento “Jake Bugg” e o já intemporal Jorge Palma (25 de julho, Jardins do Marquês de Pombal, Oeiras); “Jamie Lidell” um mestre da Soul e “Luísa Sobral” uma das compositoras e cantoras mais importantes da nova geração de músicos portugueses (26 de julho, Jardins do Marquês de Pombal; o carismático e versátil músico inglês “Jamie Cullum” (29 de julho, Parque dos Poetas/Estádio Municipal de Oeiras).