Teatro Garcia de Resende em Évora: Arranjo urbanístico dos espaços exteriores tem início a 25 de Maio

Está prestes a iniciar-se o arranjo urbanístico dos espaços exteriores do edifício do Teatro Garcia de Resende, que inclui a reabilitação do parque de estacionamento.

A empresa responsável pela intervenção assegura ter todas as condições de segurança para o desenrolar dos trabalhos”, revela o município em comunicado.

Todo o espaço envolvente irá receber um novo arranjo urbanístico, de forma a conferir ao local a dignidade adequada à zona histórico-patrimonial em que o Teatro Garcia de Resende está inserido. O parque de estacionamento será mantido com as necessárias adaptações, assegurando-se a respetiva funcionalidade com 78 lugares para veículos automóveis, 3 dos quais reservados a utentes de mobilidade condicionada. De acordo com o respetivo programa de execução, a obra deverá ter a duração de 180 dias”, acrescenta o mesmo comunicado.

A autarquia revela ainda que “a par do arranjo urbanístico da envolvente, estão a decorrer no interior do Teatro as obras que visam intervenções relacionadas com a segurança, funcionalidade e conforto: segurança contra incêndios, estabilidade, rede de água e esgotos, eletricidade, ventilação, etc. O projeto obriga à utilização, sempre que possível, do tipo de materiais já existentes e enquadra as novas soluções de forma a não afetar as condições originais de acústica, bem como o funcionamento da mecânica e cena. Esta fase, de caraterísticas técnicas mais sensíveis, deverá prolongar-se pelo período de 15 meses”.

Recorda, em comunicado, que “a reabilitação física e funcional do Teatro Garcia de Resende é possível graças ao sucesso da candidatura apresentada pelo Município de Évora a financiamento pelo Programa Operacional Alentejo 2020, no âmbito do PEDU – Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano, e insere-se na estratégia municipal de regeneração urbana e revitalização do Centro Histórico de Évora. O valor total do investimento ronda os 2 milhões de euros. A Câmara Municipal de Évora agradece a compreensão de todos para os eventuais incómodos decorrentes da realização dos trabalhos”.