Vangelis apresenta “Rosetta”, álbum inspirado na missão espacial

vangelis_2

 

O  lendário compositor e pioneiro da música eletrónica Vangelis acaba de anunciar o lançamento de um novo álbum, intitulado “Rosetta”, e que será editado pela Decca Records, sendo  inspirado na sua paixão pelas aventuras espaciais.

 

 

O álbum será lançado a 23 de setembro e tem como fonte de inspiração a missão espacial Rosetta, um projeto pioneiro da Agência Espacial Europeia (ESA) de pousar uma sonda num cometa pela primeira vez na história. O lançamento deste disco assinala o culminar da missão de 12 anos e será acompanhado por uma série de imagens captadas pela sonda.

 

 

Vangelis, cujas célebres bandas sonoras incluem filmes como “Chariots of Fire” e “Blade Runner”, revela a sua inspiração musical: “Mitologia, ciência e exploração espacial são assuntos que me fascinam desde criança. E, de alguma forma, sempre estiveram relacionados com a música que componho.”

 

 

O projeto surgiu depois do astronauta da ESA André Kuipers, um fã de longa data de Vangelis, ter contactado o compositor enquanto estava na Estação Espacial Internacional. Depois de partilharem histórias e experiências, Vangelis inspirou-se em compor este “Rosetta”. A música é dedicada a todos os que, na Agência Espacial Europeia, tornaram possível a missão Rosetta, sendo, em particular, o tema “Rosetta Waltz” uma expressão desse agradecimento.

 

 

Carl Walker, da ESA, disse sobre o projeto:”Quando juntámos as imagens de arquivo com a música pensámos que isso ia captar a forma como as pessoas se sentiriam se vissem de perto o cometa. Com música é possível potenciar emoções e criar memórias. Acredito que o que Vangelis quis fazer foi partilhar a nossa memória da missão Rosetta através da sua música.”

 

 

Regularmente a música de Vangelis está ligada a temáticas como a ciência, a história e a exploração. Além da sua banda sonora premiada pela Academia, “Chariots of Fire”, o músico também compôs a sinfonia coral “Mythodea” para a Missão a Marte, de 2001, da NASA, além de ter escrito música para filmes como “Antarctica”, “1491: Conquest of Paradise” e “Alexander”. A sua música foi ainda usada na série documental “Cosmos”, de Carl Sagan.

Rui Lavrador

Iniciou em 2011 o seu percurso em comunicação social, tendo integrado vários projectos editoriais. Durante o seu percurso integrou projectos como Jornal Hardmúsica, LusoNotícias, Toureio.pt, ODigital.pt, entre outros Órgãos de Comunicação Social nacionais, na redacção de vários artigos. Entrevistou a grande maioria das personalidades mais importantes da vida social e cultural do país, destacando-se, também, na apreciação de vários espectáculos. Durante o seu percurso, deu a conhecer vários artistas, até então desconhecidos, ao grande público. Em 2015 criou e fundou o Infocul.pt, projecto no qual assume a direcção editorial.

Rui Lavrador has 6805 posts and counting. See all posts by Rui Lavrador