Bernardo Sousa recebe Cartão Branco após ajudar piloto acidentado no Rally Serras de Fafe.


A Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting – FPAK atribuiu o Cartão Branco a Bernardo Sousa e ao navegador Hugo Magalhães por terem socorrido, recentemente, dois colegas acidentados no Rally Serras de Fafe, algo que depois os levou a desistir dessa mesma prova.
A distinção destaca “a conduta humana eticamente correta, no que diz respeito ao auxílio prestado aos concorrentes acidentados Armindo Araújo e Luís Ramalho”, referiu a federação num comunicado.
Destacou que, no “acidente cuja gravidade necessitou de uma intervenção médica urgente, teve especial importância a atuação do piloto Bernardo Sousa e do navegador, Hugo Magalhães”.
Os dois pilotos prestaram “um imediato auxílio aos sinistrados, efetuando imobilização cervical, manobra que se revelou essencial e importante como primeira atuação”.
“Agradeço a premiação, realçando que as minhas atitudes e ações se enquadram exclusivamente com os meus valores e ética profissional no desporto automóvel. Sabemos que este é perigoso e que nenhum resultado desportivo se pode sobrepor à saúde e vida humana. Tanto no momento, como agora, a minha única preocupação está focada na ótima e rápida recuperação do Armindo Araújo e Luís Ramalho para que rapidamente nos voltemos a encontrar num troço de rali”, reagiu Bernardo nas redes sociais.
O Cartão Branco é um recurso pedagógico que visa “enaltecer condutas eticamente corretas, praticadas pelos intervenientes na atividade desportiva” e resulta de uma parceria entre o PNED – Plano Nacional de Ética no Desporto (Instituto Português do Desporto e Juventude, IPDJ) e a FPAK.
Bernardo Sousa dá assim um extraordinário exemplo aos milhares de fãs que o seguem.