Sexta-feira, Outubro 22, 2021

Caldas da Rainha: 78 doses da vacina contra a COVID-19 ficaram inutilizadas após avaria no sistema de frio

78 doses de vacina contra a COVID-19 ficaram inutilizadas, na unidade das Caldas da Rainha do Centro Hospitalar do Oeste (CHO), devido a uma anomalia no sistema de frio usado para acondicionar as vacinas.

A informação é avançada pelo Correio da Manhã, que dá conta de que o conselho de administração do CHO confirmou a situação, revelando que “no dia 19 de fevereiro, após se ter detetado um registo anormal de temperatura no interior do equipamento de frio usado para acondicionar vacinas, por aparente avaria do frigorífico, foi inevitável a inutilização de 13 frascos de vacinas contra a Covid-19”.

O CM explica ainda que a administração não adiantou mais pormenores, mas anunciou que “foi deliberada a abertura de um processo de inquérito para averiguar o sucedido“.

O CM dá ainda conta de que as unidades estragadas destinar-se-iam à segunda toma da vacina Pfizer/BioNTech por parte dos profissionais diretamente envolvidos na prestação de cuidados aos doentes, depois da inoculação da primeira dose, que se iniciou em finais de dezembro e se prolongou durante o mês de janeiro.

Contudo, é ainda explicado que quatro dias depois disto acontecer, os profissionais de saúde acabaram por receber a segunda dose, após diligências da administração para colmatar a lacuna, que tinha provocado grande preocupação.

Artigos Relacionados

Siga-nos nas redes sociais

23,900FãsCurtir
154SeguidoresSeguir
114InscritosInscrever