Corrida de touros celebrou os 65 anos dos forcados da Tertúlia Tauromáquica do Montijo, na tarde deste sábado.
A primeira corrida da temporada do Montijo, levada pela empresa Touros com Arte, não conseguiu encher meia praça da Amadeu Augusto dos Santos, ainda que tivesse como grande apelativo de bilheteira o sorteio de um automóvel Fiat 500.
Estiveram em praça seis cavaleiros para lidar os Fernandes de Castro que serviram mas não entusiasmaram. Valeu-nos a bonita imagem de ver a arena da praça recheada de antigos e atuais forcados da Tertúlia Tauromáquica do Montijo e nesta data de celebração dos seus 65 anos de fundação.
Luís Rouxinol lidou o primeiro dos Fernandes de Castro (pesos entre 520 e 575 kg) o qual se foi tornando cada vez mais reservado para no final da lide ter-se fechado em tábuas e dificultado a cravagem da rosa do final. Valeu-nos os longos anos de experiência de Luís Rouxinol que retirou o máximo do touro e lá foi metendo algum ritmo à lide.
Filipe Gonçalves impôs bons argumentos nesta tarde com bonitos cites, piruetas e vistosas marcações ao piton contrário. Se houvesse mais touro teríamos uma lide esplendorosa. Finalizou a sua atuação com um par de bandarilhas de boa nota.
João Moura Júnior esteve regular na ferragem comprida e correto na ferragem curta. Vimo-lo a citar de largo e a cravar corretamente com marcações ao piton contrário e brega exemplar. Fechou a sua atuação com uma rosa cravada de frente.
Marcos Bastinhas optou por sortes frontais na lide condicionada pelo manso e pior touro da tarde.
Duarte Pinto com sortes frontais a um manso que suscitou algumas passagens em falso e toques na montada no decorrer da lide e manteve a elegância ao montar que nos tem acostumado. O cavaleiro optou por não dar volta no final da lide ainda que esta tenha sido autorizada.
Ditou a sorte para Joaquim Brito Paes o melhor touro da tarde. O cavaleiro soube aproveitar tanto nas sortes como na brega. Excelente segundo ferro curto com forte marcação ao pitón contrário.
Nas pegas em dia de celebração do 65º aniversário do Grupo de Forcados da Tertúlia Tauromáquica do Montijo foram à cara João Palma a consumar à primeira tentativa, Armando Costa também à primeira, Márcio Chapa à segunda e Luís Carrilho à segunda tentativa.
Tiago Feitor ao quinto touro da tarde tentou duas vezes a pega mas saiu lesionado e foi dobrado por Pedro Galamba. Fechou a tarde Pedro Tavares a concretizar a pega à segunda tentativa.
A merecida homenagem ao Grupo de Forcados Amadores da Tertúlia Tauromáquica do Montijo decorreu durante o intervalo, assim como o sorteio do carro oferecido pela empresa Fortunacar.
Texto: Sónia Batista
Fotografias: Arsénio Franco
Com uma aquém presença de público, Corrida de touros celebrou os 65 anos dos forcados da Tertúlia Tauromáquica do Montijo