Terça-feira, Setembro 21, 2021

Coruche: Francisco Palha triunfa e Ribeiro Telles vence concurso de ganadarias

Coruche: Francisco Palha triunfa e Ribeiro Telles vence concurso de ganadarias
Foto: Rute Nunes e Carlos Pedroso

Coruche: Francisco Palha triunfa e Ribeiro Telles vence concurso de ganadarias, em corrida de touros bastante agradável.

A Praça de Touros de Coruche recebeu, esta terça-feira, a sua tradicional corrida do 17 de Agosto. Um concurso de ganadarias do Sorraia, perante os cavaleiros João Ribeiro Telles (em substituição de António Ribeiro Telles), Francisco Palha e António Prates. Pegou em solitário, o grupo de Forcados amadores de Coruche.

Destacar três boas acções da Associação Nossa Praca: Aviso em todas as portas da substituição do cavaleiro António Ribeiro Telles por João Ribeiro Telles, dando hipótese a quem tivesse bilhete e não concordasse com a troca, de ver o dinheiro devolvido; Em todas as entradas de sector, um elemento a distribuir gratuitamente garrafas com água a todo o público, dado o forte calor que se fazia sentir; As cortesias foram feitas ao som do pasodoble António Ribeiro Telles, em homenagem ao cavaleiro que se encontra internado.

Um outro facto meritório de elogio, João Ribeiro Telles substituiu o seu tio, António Ribeiro Telles, abdicando da sua remuneração.

Antes da corrida em si, a associação Nossa Praça e o Município de Coruche homenagearam o Grupo de Forcados Amadores de Coruche, na comemoração dos 50 anos de actividade.

João Ribeiro Telles dedicou a lide ao seu tio, António Ribeiro Telles, que se encontra internado, após grave colhida em Reguengos de Monsaraz. Após receber o touro à porta gaiola, desenhou uma lide em patamar positivo, sem romper. Pela positiva destaca-se uma boa brega e ainda dois curtos, numa actuação com pouca chama. O touro de António Silva apresentou-se com 630Kg. Porém, foi um touro com boa apresentação, com mobilidade e que não dificultou a lide ao cavaleiro.

José Tomás brindou a pega aos forcados do grupo que já faleceram. Após quatro tentativas fracassadas, concretizou ao quinto intento com o grupo a carregar forte.

Francisco Palha recebeu em sorte de gaiola, o touro de Lopes Branco, resultando bem e rematada com alegria. A restante lide esteve em tom morno, sem romper. Muito bem na forma como desenhou toda a brega e escolha de terrenos. Faltou reunir melhor, uma vezes por falta de touro, outras por falta de sitio. Com 470 Kg, o touro estava bem rematado de carnes, com apresentação, mas foi de mais a menos em termos de comportamento, durante a lide. A actuação de Francisco Palha foi brindada ao filho de António Ribeiro Telles, com nome homónimo.

Fábio Casinhas, pelos Amadores de Coruche, fez um ‘pegão’, perante um touro que ensarilhou no momento da reunião. Aguentou na cara do touro, até o grupo fechar.

António Prates enfrentou um touro da ganadaria David Ribeiro Telles, bonito de capa, córnea alta. O jovem cavaleiro desenhou uma actuação positiva, destacando-se a forma como soube lidar o touro, levando-o na garupa do cavalo. Sortes bem desenhadas, nem sempre com reuniões cingidas. Uma lide agradável, sem resultar em sonoro triunfo, num touro com boas condições de lide. Ganadeiro chamado à arena, no final da lide.

Miguel Raposo concretizou ao primeiro intento, numa boa execução do Forcado da cara e com o grupo a fechar bem. Foi também a última pega do Forcado, despedindo-se assim sob forte ovação das suas gentes.

João Ribeiro Telles enfrentou, na sua segunda actuação, um exemplar da ganadaria Veiga Teixeira com 480 Kg. Uma lide em tom crescente, sempre com uma brega muito ligada com o oponente, mas com o melhor a ficar para o fim. O touro veio a menos e cerrou-se em tábuas. O último ferro curto de Telles é de muito mérito. Cite de praça a praça, parou no centro da arena. Avançou mais um pouco, para num palmo de terreno, fazer batida ao piton contrário, cravar e rematar a sorte. João Telles a encerrar a actuação num patamar muito bom.

Tiago Gonçalves concretizou ao primeiro intento, em mais uma excelente pega, por parte dos Forcados de Coruche. Forcado da cara e primeiro ajuda com direito a agradecimento na arena, ao lado do cavaleiro.

O quinto touro pertenceu à ganadaria Vale Sorraia e foi lidado por Francisco Palha. Iniciou a actuação, novamente, com uma porta gaiola, seguindo-se um segundo ferro comprido. Na série de curtos, desenhou a melhor actuação da tarde. Francisco Palha esteve dono e senhor durante toda a lide. As reuniões, excepto uma, resultaram cingidas, após desenhos muito bem conseguidos e aguentando a investida do touro. Actuação de muito mérito de Francisco Palha. Destaque ainda para a bonita casaca que hoje trajou, de tom verde, bordada a negro.

António Tomás concretizou ao primeiro intento, em mais uma excelente performance dos Forcados de Coruche.

As actuações encerraram com a lide, do touro da ganadaria Cunhal Patrício, a cargo de António Prates. Uma actuação muito irregular do jovem cavaleiro. Cravagens dos ferros compridos de forma regular, para nos curtos ir de muito mau a aceitável, terminando com dois curtos de nota positiva.

João Prates fez a pega da tarde. Depois de uma primeira tentativa fracassada, corrigiu na segunda. Bem a citar, a mandar e aguentar os derrote de um touro que fugiu ao grupo. Prates, aguentou-se na cara, até o grupo fechar. Brilhante. Duas voltas á arena e uma terceira com o restante grupo na arena (voltas, em modo agradecimento nos médios)

O júri para concurso de ganadarias foi composto por João Salgueiro, José Nuncio, Carlos Galamba, José Simões, Luís Carlos, Miguel Matias e um aficionado.

A ganadaria vencedora foi a de David Ribeiro Telles.

Corrida dirigida pelo delegado técnico tauromáquico Manuel Gama, assessorado pelo médico veterinário Jorge Moreira da Silva. A dupla de campinos foi constituída por Mário Gordo e João Inácio.

O público esgotou a lotação permitida, proporcionando uma excelente moldura humana.

Coruche: Francisco Palha triunfa e Ribeiro Telles vence concurso de ganadarias, numa corrida que agradou ao público.

Em breve, a reportagem fotográfica.

Artigos Relacionados

Siga-nos nas redes sociais

23,900FãsCurtir
154SeguidoresSeguir
109InscritosInscrever