A SIC Internacional é a televisão oficial do ‘Once in Fado’, o musical que explora o verdadeiro significado do Fado, recriando o ambiente lisboeta e promovendo a cultura e gastronomia portuguesas. Nos dias 13 e 14 de Junho de 2016 o Village Underground, situado no centro de East London, receberá pessoas de todo o mundo para conhecerem a arte de ser fadista.

 

Presente em 13 países e a emitir para o Reino Unido desde 2014, a SIC Internacional associa-se ao projecto que vai de encontro à sua missão levar Portugal para mais perto dos portugueses.

 

 

Assistimos a uma grande expansão internacional do Fado, e há novas vozes entre os portugueses que estão além-fronteiras, mas há ainda um grande trabalho de divulgação a fazer. Neste sentido, o apoio da SIC Internacional a este projecto é uma associação natural e de orgulho no património nacional”, realça Mónica Balsemão, Directora de Marketing do Grupo Impresa.

 

 

Um original de Manuel Marçal, escrito por Tiago Torres da Silva e encenado por Matilde Trocado, Once In Fado conta com a presença de Madalena Alberto, actriz do West End em Londres, Matilde Cid e Francisco Salvação Barreto entre o elenco surpresa que será revelado em breve. A produção está a cargo de Sofia Noronha e das produtoras Fatum e Buzico.

 

 

A iniciativa será apresentada esta quinta-feira, dia 25 de fevereiro, às 19:00 no ‘Alô Portugal’ com a actuação em directo de Matilde Cid e Francisco Salvação Barreto. Em associação com o projecto, a SIC Internacional vai também desenvolver uma série de programas centrados na temática do Fado além-fronteiras. “Vai ser um conteúdo muito revelador porque vai centrar-se na história do fado pelo mundo e nas impressões de quem está lá fora e de quem agora descobre o Fado. A ideia é retratar o fado em viagem porque ele é uma canção portuguesa mas também uma canção do mundo.”, sublinha Claudia Rodrigues, Coordenadora de canais internacionais.

 

 

Para que seja uma experiência imersiva, o musical ‘Once In Fado’, vai recriar as ruas de Alfama e uma autêntica casa de fados, onde parte da assistência poderá ficar sentada dentro da acção que aí decorre. “Mais do que um musical é a nossa homenagem ao fado. O apoio da SIC internacional é sem dúvida uma ajuda fundamental para levar ainda mais longe o fado que é Património oral e imaterial da Humanidade.” Afirma Manuel Marçal, produtor-executivo do ‘Once in Fado’.

 

 

O musical, que já tem pedidos para visitar outras cidades como Berlim, Munique, Newark, Rio de Janeiro, São Paulo e Macau, conta também o apoio do Museu do Fado, da Embaixada Portuguesa no Reino Unido da TAP e de outras marcas icónicas portuguesas a revelar em breve.

Rui Lavrador

Iniciou em 2011 o seu percurso em comunicação social, tendo integrado vários projectos editoriais. Durante o seu percurso integrou projectos como Jornal Hardmúsica, LusoNotícias, Toureio.pt, ODigital.pt, entre outros Órgãos de Comunicação Social nacionais, na redacção de vários artigos. Entrevistou a grande maioria das personalidades mais importantes da vida social e cultural do país, destacando-se, também, na apreciação de vários espectáculos. Durante o seu percurso, deu a conhecer vários artistas, até então desconhecidos, ao grande público. Em 2015 criou e fundou o Infocul.pt, projecto no qual assume a direcção editorial.

Rui Lavrador has 6659 posts and counting. See all posts by Rui Lavrador

Rui Lavrador

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.