Campo Pequeno apresenta os primeiros carteis da temporada tauromáquica em Lisboa

A temporada tauromáquica 2016, para o Campo Pequeno, já foi apresentada. Esta inicia-se, com uma corrida a doer, a 14 de Abril com um concurso de ganadarias. Os cavaleiros desta noite serão João Salgueiro, João Ribeiro Telles Jr e Manuel Manzares. Os forcados são da Real GFA Moura e AP. Moita e os toiros são das ganadarias V. Teixeira, R.Telles e Pinto Barreiros.

 

Foi no centro da mais emblemática praça de touros nacional que o administrador do Campo Pequeno referiu os nomes dos toureiros, grupos de forcados e ganadarias que vão estar presentes nos primeiros carteis da temporada. “A ideia é que cada cartel traga o maior número de aficionados para o Campo Pequeno“, declarou Rui Bento, director de actividades tauromáquicas

 

 

Estas corridas vão marcar as despedidas, perante a aficcion lisboeta, de alguns forcados. A segunda corrida acontece a 19 de Maio e serve para inaugurar o décimo aniversário da reinauguração do Campo Pequeno. Os cavaleiros para este dia são João Moura, António Ribeiro Telles e R. Fernandes. Os forcados são dos grupos de Santarém e Lisboa e os toiros pertencem à herdade Mário M.Vinhas.

 

 

Estamos muito contentes com os cartéis que estamos hoje a anunciar“, afirmou Rui Bento.

 

 

A corrida de 2 de Junho vai ter três cavaleiros,Pablo Hermozo de Mendoza, João Moura Jr. e Lea Vicens, que confirma alternativa. Os grupos de forcados são de Coruche e Alcochete e os toiros são da ganadaria de Santa Maria.

 

 

Vai acontecer,a 16 de Junho, uma corrida surpresa. Os nomes dos cavaleiros e das ganadarias ainda são uma incógnita. Apenas se sabe dos forcados que vão ser os de Vila Franca de Xira.

 

 

Vai marcar um passo na história do campo pequeno“, contou o porta-voz da administração nesta conferência de imprensa sobre a apresentação da temporada tauromáquica. Esta corrida vai ter dois momentos únicos com apresentações de Fado e Flamenco, o sentimento e o sangue latino. Tudo vai acontecer a 30 de Junho com uma sensacional corrida Goyesca que vai contar com Morante de La Puebla como único espada.

 

 

A temporada de 2015 teve momentos bem intensos e marcantes, a administração espera que o mesmo aconteça este ano. O mês de Julho só tem duas corridas de touros, ao contrário do ano anterior que teve quatro. Isto deve-se ao campeonato europeu de futebol que realiza-se durante esse mês em França.

 

 

A Praça do Campo Pequeno foi edificada em 1892, em substituição da praça que funcionou de 1831 a 1891 no Campo de Santana. Após as obras que aconteceram no início do século XXI, a praça ficou com o seu primeiro anel alterado estruturalmente, passando a ser de betão armado, em detrimento dos arcos de tijolo existentes inicialmente. O anel exterior manteve-se inalterado a nível estrutural, tendo sido executadas reparações e reforços. Que com o seu museu tornou-se num dos ícones da cidade de Lisboa. A primeira corrida, após obras, aconteceu a 18 de Maio de 2003. 

 

Temos que trazer a esta modalidade o melhor do melhor“, disse Rui Bento. E as melhores corridas de touros podem ser vistas no Campo Pequeno TV ( disponível nos pacotes de TV por cabo efectuando). 365 dias com as melhores touradas, lides, pegas históricas e entrevistas.

 

 

Tenho a certeza que aqueles que não estão vão fazer todos os esforços para figurarem ,de futuro“, rematou a administração do Campo Pequeno.

 

 

Não há dúvida que o grande artista deste espectáculo é o touro pois a sua braveza ou falta dela, vai condicionar todo o trabalho dos toureiros e forcados. E para não faltarem os touros, têm que haver ganadarias. “Temos que dar a mão às ganadarias que estiveram, ao longo destes dez anos, com o Campo Pequeno“, o administrador do espaço disse isto a propósito da crise económica que o país vive e que acaba por afectar a festa brava.

 

Quem também não foi esquecido foi o mestre Luís Miguel Ribeiro Teles que celebra, este ano, os cinquenta anos da sua alternativa. Nesta corrida vão estar presentes João Moura, R. Salvador Brito Paes e M.R Telles Bastos e os forcados de Montemor para realizarem as pegas de uma noite que promete muita cor e emoção. A juntar aos grandes nomes da tauromaquia nacional, todos os anos aparecem jovens promessas como Luís Rouxinol Jr. que vai correr na corrida mista com o seu pai a 14 de Julho. Os matadores serão J.J Padila e Juan Del Álamo, os forcados são da AP. B.V Alcochete e os touros são da ganadaria Varela Cujo.

 

 

A 27 de Fevereiro, sábado , realiza-se um festival taurino em benefício da fundação L.Vida, ligada à família Ribeiro Telles. Esta fundação acompanha crianças carentes em Moçambique. Alimentam, diariamente, 250 crianças carenciadas. A corrida realiza-se pelas 16h00 e conta com os cavaleiros: António, Manuel e João Ribeiro Telles; com os matadores: Vítor Mendes e Juan Serrano-“Finito de Córdoba”. Os forcados são os amadores de Santarém, Montemor e Vila Franca que vão enfrentar sete maravilhosos toiros cedidos pelas ganadarias: David Ribeiro Telles, Murteira Grave e Luís Rocha.

 

 

O administrador do Campo Pequeno aproveitou a oportunidade para convidar todos os amantes dos touros e das touradas para encherem o recinto neste evento solidário: ” É muito importante para nós iniciar este décimo aniversário com a casa cheia de gente”. Os bilhetes para esta corrida são mais baratos, comparando com as restantes”. Para esta corrida os preços começam nos dezassete euros e vão até os 120€, em camarote.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.