“365 Algarve” apresenta a ligação perfeita entre as pessoas, a cultura e o turismo

Momentos Fantásticos com Patrimonio_Sitios com Historia.

 

 

A segunda edição do “365 Algarve”, que tem como objectivo unir as pessoas e o turismo através da cultura, regressa este mês com uma nova edição que pretende apresentar novas experiências culturais.

 

 

Álvaro de Campos, um dos heterónimos de Fernando Pessoa, nasceu a 15 de outubro em Tavira. O nascimento desta personagem vai ser celebrado com várias iniciativas culturais. Algumas destas iniciativas vão ser: a exposição de pintura “Sonhos Incompletos”, de Kinga Subicka, no restaurante Gilão (esta exposição vai estar patente de 01 de Outubro a 30 de novembro); a Exposição de Isabel Macieira & Matthijs Warner, na Casa Álvaro de Campos (de 03 de Outubro a 30 de Novembro); a Exposição Fotográfica na Associação de Fotógrafos; a Exposição de Pintura de Fonseca Martins, na Tavira DArtes, e a Exposição Documental, no Clube de Tavira.

 

 

Álvaro de Campos será apresentado a um público mais vasto numa Exposição Virtual no site do Arquivo Municipal de Tavira; sessões de Poesia Online no site do “Jornal Postal do Algarve” e a poesia vai ser aliada à música na página do Facebook do Espaço Cultural Leão da Serra Basília (14 de Outubro). A 15 de Outubro a rádio Gilão 94.8 FM vai promover uma emissão organizada pela “Arte Associação”.

 

 

A “Casa Álvaro de Campos” vai receber nos dias 14 e 15 de Outubro um conjunto de encontros e conferências organizadas pela Prof.ª Teresa Rita Lopes. No dia 15 de Outubro haverá uma sessão de cinema que vai incluir a estreia do documentário “Quem é Álvaro de Campos”.

 

 

Estas comemorações vão ser marcadas também pelas: Noites de Vinhos e Poesia no Restaurante “Álvaro de Campos” (esta actividade vai decorrer nos dias 7, 14, 21 e 28 de Outubro) e “A Voz da Sereia – Café Filosófico”, com Maria João Neves, na “Casa Álvaro de Campos” (no dia 27 de Outubro).

 

 

A homenagem a este poeta vai continuar com os espectáculos musicais “Pérolas do Gilão cantam Fernando Pessoa” (dia 08 de Outubro na Igreja da Misericórdia); recital de piano e poesia (15 de Outubro na Igreja da Misericórdia); concerto de jazz com Tammy Weis, Carlos Barretto e António Pinto (de 20 a 22 de Outubro no Clube de Tavira) e performance de música e poesia (27 e 28 de Outubro no Mercado da Ribeira).

 

 

Para além da celebração do nascimento de Álvaro de Campos, a programação do “365 Algarve” também vai incluir a Festa dos Sentidos, que vai ter vários espectáculos e workshops, e a Biblioteca Municipal Dr. Júlio Dantas vai receber o espectáculo “Voz do Mundo”, do Grupo Coral de Canto Étnico. A exposição de ilustração “Histórias sem Letras”; o workshop de escrita com cheiro (14 de Outubro) e à oficina para pais e filhos “Dança dos Afectos” (21 de Outubro) são outras das actividades que fazem parte da programação do “365 Algarve”.

 

 

No dia 07 de Outubro vai ser possível visitar um Atelier de Ilustração com Yara Kono ou participar num workshop de material Cenográfico (este workshop vai acontecer nos dias 09, 16, 23 e 30 de Outubro).

 

 

A exposição “De uma natureza híbrida”, de Sara Feio, vai ser inaugurado no dia 20 de Outubro (e poderá ser visitado até ao dia 11 de Novembro) na Galeria Lar, em Lago; o Documentário de Markus Toth e Mário Hötsch vai ser exibido no dia 21; o Teatro de Figuras de Faro vai apresentar de 20 a 27 de Outubro o projecto “Plethora Open Call”.

 

 

O remake da dança “O Rei no Exílio” poderá ser visto no dia 20 de Outubro no Centro Cultural de Lagos; o Clube Turístico Lacobrigense vai receber de 17 a 19 de Outubro o workshop de improvisação musical com Eduard Pou e Pau Rodrigues; a peça “António e Cleópatra”, de Tiago Rodrigues, vai subir ao palco do Centro Cultural de Lagos no dia 27 de Outubro ou a performance musical de “My Paradise Is Better Than Yours” vão ser alguns dos destaques das vertentes teatrais e de dança que poderão ser encontradas no programa apresentado pelo “365 Algarve”.

 

 

O Ciclo de Arte Contemporânea vai decorrer nas cidades de Faro, Portimão e São Brás de Alportel. Este ciclo vai começar com uma exposição de pintura de Ana André. Esta exposição vai poder ser visitada no Museu Municipal de Faro, de 14 de Outubro a 03 de Dezembro.

 

 

Os espectáculos de animação do património vão acontecer em “Momentos Fantásticos com Património  Sítios com História”, a 28 de outubro, e “Faro Desvendado”, no dia 31 de Outubro.

 

 

A 8.ª edição do Festival Verão Azul vai apresentar alguns dos melhores artistas da dança e teatro contemporâneo português, como é o caso de Vera Mantero, Francisco Camacho e Tiago Rodrigues. Este festival é organizado pela CasaBranca e vai acontecer nas cidades de Faro e Lagos.

 

 

A edição 2017/2018 do programa “365 Algarve” tem como base o conceito de um território de sol para as artes. Estas actividades, serão cerca de 525, são compostas por festivais, exposições, animação de património, cinema, teatro, circo contemporâneo, música e gastronomia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.