Fado na comemoração dos 140 anos do nascimento de Júlio Dantas em Lagos

A celebração dos 140 anos do nascimento de Júlio Dantas em Lagos conta com fado, cinema e muita criatividade. As comemorações começam já em Março.

 

Em Março há fado vadio em homenagem à Severa e a Júlio Dantas. Este acontece nos dias 5,10 e 18 de Março, sempre pelas 21:30. A 5 de Março o espectáculo acontece no Largo do Terreiro da Nora e tem como fadistas convidados: João Chora, Adriana Marques e Ana Marques. Três dias depois celebra-se o dia internacional da mulher (8 de Março) com o lançamento do livro “Dantas e Severa” de Elsa Vieira. A apresentação decorre às 21:00 na biblioteca municipal de lagos.

 

 

As quartas-feiras, em Março, são dedicadas ao cinema e ao papel das mulheres na sétima arte. “O diabo é uma mulher”,” Severa”,”Mata Hari”,”Florbela” e “Séraphine” são os filmes a ver, todas as quartas pelas 21:00.

 

 

O fado continua na quinta-feira, 10 de Março, o espectáculo segue para as escadas da Senhora da Graça com Marta Alves, Hélder Coelho, Raquel Peters e César Matoso. O último dia é 18 de Março com as actuações de Maria Armanda , Pedro Viola e Teresa Viola. Este espectáculo acontece no pátio da biblioteca de Lagos.

 

As comemorações continuam em Abril com exposições, humor e muitos filmes.

 

 

A exposição é um projecto de parceria entre a biblioteca municipal de lagos e os alunos e docentes do curso de artes visuais da escola secundária Júlio Dantas. Nos trabalhos expostos aborda-se, de uma nova perspectiva, a obra do mestre Júlio Dantas. Os trabalhos vão estar expostos no centro cultural de lagos e na praça do infante.

 

 

A 25 de Abril, o salão de humoristas de lagos vai expor caricaturas de Júlio Dantas. Estas caricaturas vão estar expostas no centro cultural de lagos, a partir das 17:00 do dia 25 de Abril.

 

 

O ciclo de cinema volta em maio, às quartas-feiras, com o tema “La Belle Époque”. De 4 a 25 de maio, sempre às 21:00. Da lista de filmes constam títulos como:”My Fair Lady”,”Luzes da Cidade”,”Belle Époque” e “Bel Ami”.

 

 

Durante o ano vai haver muita animação em lagos para comemorar os 140 anos do nascimento de uma estrela.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.