Na entrega dos primeiros Iberian Music Awards, gala inserida no Talkfest 2016, a música portuguesa esteve em destaque.

 

Os vinte nomeados foram conhecidos em Dezembro e os vencedores apresentados na noite de quinta-feira ( 3 de Março).A cerimónia aconteceu na FIL e foi apresentada pelo comediante Pedro Luzindro e pela actriz espanhola Mary Ruiz.

 

 

O prémio para melhor festival de larga dimensão foi para o Primavera Sound(em Espanha) mas o FMM de Sines não passou despercebido sendo considerado o country winner nesta categoria e, ainda, o galardão de melhor line-up e programação cultural.

 

 

O Festival Músicas do Mundo – FMM – é um festival de música realizado anualmente no concelho de Sines,em Julho. O festival Bons Sons foi distinguido como o melhor de media dimensão e ainda ganhou o prémio de contribuição para a sustentabilidade. O Bons sons realiza-se na pequena aldeia de Cem Soldos, em Tomar.

 

 

O prémio para o Melhor Festival Pequeno foi para o Flower Power Fest, que se realiza em Vila Nova de Santo André, Santiago do Cacém, Sines. Neste festival podemos ouvir o melhor da música dos anos 60 e 70, ao melhor estilo de Woodstock.

 

 

O NOS Primavera Sound arrecadou o prémio para melhores infra-estruturas e o NOS ALIVE conseguiu a melhor performance internacional com os britânicos MUSE. O primeiro dia do festival, no ano passado, teve como grandes cabeças-de-cartaz os MUSE que levaram 55 mil pessoas a assistir ao “maior concerto do ano” em Portugal, como alguns o apelidaram e esgotando a capacidade máxima do recinto.

 

 

O prémio para melhor concerto de artista nacional em festival foi parar às mãos dos Buraka som Sistema pela actuação que tiveram no MEO Sudoeste.

 

 

O prémio de Prestador de Serviços foi para a empresa Sleelp’em’All, que proporciona soluções de alojamento temporário em vários festivais, nomeadamente no Paredes de Coura ou NOS ALIVE.

 

 

A Vodafone foi a marca que conquistou o prémio de Melhor Ativação de Marca, enquanto a rádio Vodafone FM foi eleita o Melhor Parceiro Media.

 

 

Festival que é festival não vive sem campistas e como tal esta entrega de prémios também tinha uma referência ao melhor site para os campistas. O vencedor foi o BILBAO BBK LIVE (ES). O Sumol Summer Fest foi eleito country winner nesta secção e na de melhor comunicação. O Summer Fest realiza-se na Ericeira nos dias 24 e 25 de Junho. A empresa WE HAVE IDEAS entregou o prémio para melhor recepção para o PIKNIC ELECTRONIK, em Lisboa. Este é dedicado à música electrónica.

 

 

No final ainda houve tempo para a entrega do prémio excelência que foi para o jornalista da Blitz e Expresso, Miguel Cadete.

 

 

O evento foi promovido pela Associação Portuguesa de Festivais de Música para distinguir os melhores festivais que se realizam em Portugal e Espanha. Todos os excedentes do jantar de gala Iberian Festival Awards foram recolhidos pela Re-Food para distribuição pelos mais carenciados. A Gala de Entrega de Prémios Iberian Festival Awards é transmitida a 12 de Março no canal Q.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.