A sensibilidade de Carolina e a garra de Filipa Cardoso marcam abertura da terceira edição do Fado Chic na Chamusca

arrowarrow


Carolina e Filipa Cardoso abriram este domingo a terceira edição do Fado Chic na Chamusca. A doce e melodiosa voz de Carolina e a garra e sentimento de Filipa Cardoso deixaram o público que acorreu em grande número ao cineteatro chamusquense bastante satisfeito.

 

A terceira edição do Fado Chic proporcionou este domingo uma tarde de fados às gentes da Chamusca, que puderam no Cineteatro local ver e ouvir Carolina e Filipa Cardoso acompanhadas por Luís Guerreiro na guitarra portuguesa, Pedro Pinhal na viola de fado e Daniel Pinto (Didi) na viola baixo.

 

 

O espectáculo teve inicio com uma guitarrada subindo de seguida a palco Carolina. A fadista que na semana anterior esgotou o Pequeno Auditório do CCB, voltou a provar que atravessa bom momento. Saudou “Boa tarde Chamusca” antes de acrescentar “espero que recebam bem esta abertura do Fado Chic”.

 

 

Alternado entre o Fado canção e o Fado Tradicional, a fadista de voz suave e melodiosa e timbre antigo interpretou entre outros “A mulher que já foi tua”, “Um Fado Nasce”, ou “Marcha do Castelo”. Mas o momento mais divertido da sua actuação surge ao anunciar “Poesia dos dias”, dedicado aos casais apaixonados e uma espectadora retorque “isso já não há” soltando gargalhadas na assistência.

 

 

A fadista para além de correcta interpretação, afinadíssima e com interacção q.b com o público, conseguiu uma linguagem corporal adequada aos fados interpretados. 2016 começa de forma muito positiva para a fadista.

 

 

No final em conversa com o Infocul.pt destacou “o povo da Chamusca que é muito caloroso, boa gente, boa terra”, sendo para si “muito enriquecedor” poder estar na abertura da terceira edição do festival, destacando o facto “de actuar com a Filipa Cardoso” algo que não foi a primeira vez. A fadista elogiou ainda os festivais de fado longe dos pólos de Lisboa e Porto que levam assim a canção nacional a todo o território.

 

 

Após mais uma brilhante guitarrada interpretada pelo trio de músicos que acompanhou as fadistas, subiu a palco Filipa Cardoso. Dona de uma energia contagiante e uma garra e sentimento que só ela consegue transmitir, agradou ao respeitoso e educado público que preencheu quase na totalidade a sala.

 

 

Entre os fados interpretados destacam-se “Saudades do Brasil em Portugal” e “Verde Limão” com o qual abriu a actuação.

 

 

No final da actuação elogiou o público pelo “silêncio, respeito, calor e aplausos”, num justo reconhecimento a uma plateia que soube ouvir e sentir o fado, intervindo apenas nos momentos certos e sem excessos.

 

 

Em conversa com o Infocul.pt destacou o facto de “haver cada vez mais gente a vir ao fado, não por ser chique mas por ser tradicional, das nossas raízes, e isso de passar de geração em geração deixa-me muito feliz”. A fadista anunciou ainda novo disco a sair em 2016.

 

 

Entre a assistência esteve também a secretária da sra. vereadora da Câmara Municipal da Chamusca, Silvia Lopes, que em entrevista ao nosso site destacou a “importância do festival” até porque o “fado é um dos pontos estratégicos do município”. Em breve apresentaremos algumas novidades culturais relativas ao município da Chamusca.

 

 

O Fado Chic continuará no dia 05 de Maio com a actuação de fadistas chamusquenses, num concerto inserido nas Festas de Ascenção.

 

Rui Lavrador

Iniciou em 2011 o seu percurso em comunicação social, tendo integrado vários projectos editoriais. Durante o seu percurso integrou projectos como Jornal Hardmúsica, LusoNotícias, Toureio.pt, ODigital.pt, entre outros Órgãos de Comunicação Social nacionais, na redacção de vários artigos. Entrevistou a grande maioria das personalidades mais importantes da vida social e cultural do país, destacando-se, também, na apreciação de vários espectáculos. Durante o seu percurso, deu a conhecer vários artistas, até então desconhecidos, ao grande público. Em 2015 criou e fundou o Infocul.pt, projecto no qual assume a direcção editorial.

Rui Lavrador has 6491 posts and counting. See all posts by Rui Lavrador

Rui Lavrador

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.