Caixa Ribeira: Homenagem a Fernando Farinha, Programação da Cave do Cais da Estiva e Fado à Janela

O Caixa Ribeira é feito de espaços inusitados, grandes fadistas e bonitas homenagens. Para além disso faz sempre questão de enaltecer o Porto, cidade invicta e de grandes e talentosos intérpretes. O que hoje se anuncia é o exemplo perfeito da conjugação destas três características e é composto apenas por fadistas portuenses.

 

Na Casa do Infante, espaço novidade do Festival, Miguel Xavier, Patricia Costa, Alexandra Guimarães e Valdemar Vigário irão homenagear Fernando Farinha e no dia seguinte Rosita, Manuel Barbosa, Maria da Luz e António Cerqueira interpretarão Clássicos do Fado.

 

 

Logo ali ao lado na Cave do Cais da Estiva, oito fadistas do Porto preencherão a programação: Rute Rita, Nádia Bastos, Manuel Salé, Sandra Loureiro, Anita Faria e Eduardo Faria e ainda dois vencedores do Concurso Rádio Festival/Porto Canal. Para finalizar o leque de confirmações anuncia-se também o Fado à Janela com Jorge Silva, Miguel Monteiro, José Manuel Rodrigues.

 

 

No dia 3 de Junho, na Casa do Infante, homenagem a Fernando Farinha. Os versos de Farinha ilustram bem a sua entrega ao Fado. O miúdo da bica, como assim era chamado, criou um espaço que ainda hoje é recordado com muito carinho pelas diversas gerações amantes do Fado. “Eterna amizade”, “Belos tempos”, “Destino marcado” ou “Fado das trincheiras” são alguns dos muitos Fados, que ficaram celebres na voz de Fernando Farinha e que serão recordados na Casa do Infante por três jovens fadistas, Alexandra Guimarães, Miguel Xavier e Patrícia Costa aos quais se junta a experiencia de Valdemar Vigário, uma das referências da cidade do Porto.

 

 

No dia 4 de Junho, o mesmo espaço receberá alguns dos maiores Clássicos do Fado. Numa época em que o Fado conhece novas sonoridades e novas vozes, recordamos neste espectáculo os temas mais antigos que o tempo não deixou apagar. Rosita e Maria da Luz marcaram uma época onde percorrendo o norte atcuavam em salas cheias ao lado de grandes nomes do Fado, Amália Rodrigues, Carlos Ramos, Hermínia Silva e tantos outros. Também Manuel Barbosa e António Cerqueira juntam a sua experiência numa história de fados que irá fazer reviver outros tempos e outras formas mais puras de os interpretar.

 

 

A Cave do Cais da Estiva também será recheada de vozes do Norte. No dia 3, actuam Rute Rita, vencedora do Casting Fado 2015 da Rádio Festival para o espectáculo no Coliseu dos Recreios e assídua de várias Casas de Fado do Porto, Nádia Bastos, uma mulher da música, habituada aos palcos, quer na banda onde atua, quer a solo onde o Fado faz parte do seu reportório e Manuel Salé, chegou às mais castiças casas onde se canta o Fado Vadio no Porto.

 

 

No dia seguinte, dia 4 mais três intérpretes nortenhos, Sandra Loureiro que tal como Rute Rita venceu o Casting fado 2015 rádio Festival para o espectáculo no Coliseu do Porto, Anita Faria que apesar de já ter pisado palcos para interpretar canções, é no fado que mais se evidencia, tendo já inúmeros trabalhos gravados, e actuações por todas as comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo e Eduardo Pinto que conta já com larga experiencia nas lides fadistas interpretando de forma muito característica o Fado tradicional.

 

 

A estes nomes juntar-se-á em cada dia um vencedor do Concurso Rádio Festival/Porto Canal.

 

 

Situado no Cais da Estiva, o Fado à Janela vai encher as ruas e ruelas da Ribeira com Fado. Nas janelas do típico edifício da Ribeira do Porto, Jorge Silva, Miguel Monteiro, José Manuel Rodrigues terão nas suas mãos uma Guitarra Portuguesa, uma Viola e um Baixo, respectivamente.

 

 

Já confirmados: Aldina Duarte; Anita Faria; António Chainho com Paulo de Carvalho e Mafalda Arnauth; António Zambujo; Beatriz; Beatriz Felizardo; Clássicos do Fado interpretados por Rosita, Manuel Barbosa, Maria da Luz e António Cerqueira; Eduardo Faria; Filipa Cardoso; Filipe Duarte; Gisela João; Gonçalo Salgueiro; Helder Moutinho; Homenagem a Fernando Farinha: Miguel Xavier, Patricia Costa, Alexandra Guimarães e Valdemar Vigário; Joana Almeida; Joana Amendoeira; Jorge Fernando; José Geadas; José Manuel Neto; Liliana Luz; Maria Armanda; Maria da Fé; Maria João Quadros; Miguel Ramos; Manuel Salé; Nádia Bastos; Nelson Duarte; Paulo Ribeiro; Pedro Moutinho; Raquel Tavares; Rodrigo & Florência; Rute Rita; Sandra Correia; Sandra Loureiro; Sara Correia; Simone de Oliveira; Teresa Tapadas; Kiko.

 

 

Fado à Janela: Jorge Silva, Miguel Monteiro, José Manuel Rodrigues

 

 

O bilhete único para os dois dias já está à venda na Blueticket, no Palácio da Bolsa e nos restantes locais habituais. Tem o preço de 28€, passando a 35€ nos dias do Festival, sendo que os clientes da Caixa têm desconto de 10% nos bilhetes adquiridos com cartão da Caixa no Palácio da Bolsa.

Rui Lavrador

Iniciou em 2011 o seu percurso em comunicação social, tendo integrado vários projectos editoriais. Durante o seu percurso integrou projectos como Jornal Hardmúsica, LusoNotícias, Toureio.pt, ODigital.pt, entre outros Órgãos de Comunicação Social nacionais, na redacção de vários artigos. Entrevistou a grande maioria das personalidades mais importantes da vida social e cultural do país, destacando-se, também, na apreciação de vários espectáculos. Durante o seu percurso, deu a conhecer vários artistas, até então desconhecidos, ao grande público. Em 2015 criou e fundou o Infocul.pt, projecto no qual assume a direcção editorial.

Rui Lavrador has 6682 posts and counting. See all posts by Rui Lavrador

Rui Lavrador

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.