WHY Portugal: Balanço da participação portuguesa no SXSW

Portugal esteve representado, pela primeira vez, com um “country stand” no SXSW 2016 (South by Southwest) em Austin, no Texas, organizado pela plataforma WHY Portugal.

 

Tratou-se da primeira presença WHY Portugal num evento internacional da área no contexto da promoção e aumento da visibilidade da plataforma e do trabalho a desenvolver com os vários profissionais associados ao cluster da música em Portugal, garantindo a sua representação e presença nas conferências e eventos profissionais de referência a nível mundial.

 

 

Durante o SXSW, a equipa WHY Portugal registou 314 visitas ao stand com interação direta com os profissionais presentes e conteúdo disponível, 138 sessões de encontros e networking com players internacionais de relevo, o website, na sua versão beta, divulgado apenas no SXSW Trade Show recebeu cerca de 750 acessos feitos por mais de 450 IP’s que, em média, visitaram cinco páginas de músicos nacionais e permaneceram online por cerca de 5 minutos. Estes são alguns dos números associados à presença da plataforma WHY Portugal no SXSW, que se define como uma “music exchange platform”, onde é possível encontrar informação sobre os melhores artistas e profissionais da música em Portugal.

 

 

O interesse demonstrado pela presença da WHY Portugal no SXSW foi impressionante, com mais de 100 reuniões marcadas durante o período do festival com representantes das mais variadas entidades, como por exemplo a Apple, a Domino Records, a Rough Trade, a Arts and Crafts ou a Creature UK. Só nos primeiros dois dias foram discutidas colaborações da plataforma WHY Portugal com festivais como o Reeperbahn Festival de Hamburgo, o NoMaps de Sapporo no Japão e a grande feira de world music WOMEX e reunimos com entidades congêneres como o Bureau Export francês e o Brasil Music Exchange bem como conhecemos exporters do resto do mundo: Nova Zelândia, Austrália, Reino-Unido, Finlândia, Suécia entre outros“, diz Hugo Ferreira, co-fundador do WHY Portugal.

 

 

Em termos de acordos efetivos, dando seguimento ao trabalho desenvolvido, desde 2012, pela AMAEI – Associação de Músicos Artistas e Editoras Independentes no que diz respeito a relações internacionais e projeção do mercado da música portuguesa em ambiente internacional, vários contactos foram reforçados no SXSW e chegou-se a acordos de relevo com os três principais eventos da indústria da música na Europa: Eurosonic, WOMEX e Reeperbahn.

 

 

A relação com a direção do Eurosonic saiu reforçada com a presença da plataforma WHY Portugal no SXSW na medida em que foram definidos vários detalhes sobre o “country focus” de Portugal na edição de janeiro de 2017 do festival e conferência profissional.

 

 

No caso da WOMEX, a grande feira de músicas do mundo da atualidade que, este ano, decorre em Santiago de Compostela de 19 a 23 de outubro, foi formalizado o convite à plataforma WHY Portugal para estar presente na edição de 2016 com um stand, semelhante ao que foi apresentado no SXSW, garantindo exposição e divulgação a todos os parceiros envolvidos.

 

 

Finalmente, no caso do Reeperbahn, festival e conferência profissional que acontece em Hamburgo, na Alemanha, de 21 a 24 de setembro, foi formalizado, no SXSW, o convite para a realização de um showcase WHY Portugal que dará a oportunidade a quatro artistas nacionais de apresentarem os seus projetos, ao vivo, junto de um público de relevo para a indústria da música internacional

Rui Lavrador

Iniciou em 2011 o seu percurso em comunicação social, tendo integrado vários projectos editoriais. Durante o seu percurso integrou projectos como Jornal Hardmúsica, LusoNotícias, Toureio.pt, ODigital.pt, entre outros Órgãos de Comunicação Social nacionais, na redacção de vários artigos. Entrevistou a grande maioria das personalidades mais importantes da vida social e cultural do país, destacando-se, também, na apreciação de vários espectáculos. Durante o seu percurso, deu a conhecer vários artistas, até então desconhecidos, ao grande público. Em 2015 criou e fundou o Infocul.pt, projecto no qual assume a direcção editorial.

Rui Lavrador has 6717 posts and counting. See all posts by Rui Lavrador

Rui Lavrador

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.