“A Mancha Humana”, de Philip Roth é o 4°livro da “Coleção Essencial-Livros RTP”

“A Mancha Humana”, de Philip Roth é o 4°livro da “Colecção Essencial-Livros RTP”. Este é prefaciado por Clara Ferreira Alves.

Em 1997, Philip Roth ganhou o Prémio Pulitzer com a “Pastoral Americana”. Em 1998 recebeu a Medalha Nacional de Artes da Casa Branca.

 

 

O novo livro de Roth debruça-se sobre o segredo de Coleman, que foi guardado durante cinquenta anos: oculto da sua mulher, dos seus quatro filhos, dos seus colegas e dos seus amigos, incluindo o escritor Nathan Zuckerman, que,após a morte suspeita de Coleman, com a amante, num desastre de automóvel, resolve compreender como é que aquele homem eminente e íntegro, apreciado como educador durante quase toda a sua vida, forjou a sua identidade e como essa vida tão cuidadosamente controlada acabou por ser deslindada.

 

 

Esta é uma obra situada nos Estados Unidos da América dos anos 90, onde princípios morais contraditórios e divergências ideológicas são trazidos à luz do dia através da denúncia pública e de rituais de purificação, “A Mancha Humana” completa a eloquente trilogia de Philip Roth sobre vidas americanas do pós-guerra tão tragicamente determinadas pelo destino da nação como pela “mácula humana” que marca de modo tão indelével a natureza do homem.

 

 

Clara Ferreira Alves descreve a obra-prima de Roth como “o romance mais humano, humanista, humanizado e humaníssimo que ele escreveu e que se escreveu na América nas últimas décadas”.

 

 

Chega a esta semana às livrarias portuguesas o romance “A Mancha Humana”, o quarto livro da “Coleção Essencial-Livros RTP”. Esta edição de capa dura custa 10 euros.

 

 

A “Colecção Essencial – Livros RTP” é um projeto cultural concebido pela RTP em parceria com a LeYa e que consiste na publicação de um conjunto de obras de ficção de autores de língua portuguesa e de outras línguas. O objetivo desta iniciativa é a promoção do gosto pela leitura através da descoberta (ou redescoberta) de alguns dos autores mais relevantes do século XX,  colocando à disposição do público, por um preço reduzido (10 euros) e ao ritmo de um título por mês. O próximo livro a ser publicado, no mês de Agosto, é “Capitães da Areia”, de Jorge Amado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.