Actor António Cordeiro é “um homem de força, de superação diária”

Bernardo Machado Silva partilhou um emocionante texto sobre o actor António Cordeiro, a quem foi diagnosticada Paralisia Supranuclear Progressiva.

O texto pretende servir de valorização da força do actor e também um alerta a quem se queixa de problemas do quotidiano. Pela importância e pela oportunidade, deixamos o texto na íntegra:

 

O António Cordeiro é um ser-humano, para muitos, apenas um ator. Aos 58 anos, foi-lhe diagnosticado Paralisia Supranuclear Progressiva, uma doença degenerativa grave e sem cura. Hoje, aos 61 anos, encontra-se internado na casa do artista, está lúcido, mas totalmente dependente de terceiros, muito debilitado e já sem conseguir comunicar verbalmente. Infelizmente, é muito triste o estado em que se encontra atualmente, confesso que me chocou, levou-me a colocar no seu lugar e refletir.
Tu que te queixas por tudo e por nada, o que é o teu queixume em comparação com uma situação destas? Tu que te chateias na estrada com um ser-humano qualquer e produzes no imediato momentos de tensão e stress, o que é isso em comparação com uma situação destas? Tu que decides sofrer pelo término de algo durante meses ou anos, o que é isso em comparação com um desfecho destes? Tu que tens autonomia e mobilidade, dependes de ti, podes expressar-te verbalmente, podes sorrir e rir, podes escolher com quem queres estar e com quem queres viver, podes aprender e ensinar, podes tocar, podes abraçar, podes beijar, podes partilhar momentos bons, podes respeitar as tuas vontades, e na maioria das vezes, preferes julgar o próximo, culpar a ti e aos outros, cobrar por não te terem dado, feito ou dito aquilo que tu querias que te tivessem dado, feito ou dito, guardar rancor e a raiva durante dias ou semanas por algo que faz parte do passado e que nem sequer controlas, logo tu, que tens acesso a tanta coisa magnífica e que te leva a sensações incriveis de felicidade e paz, como a compreensão e a compaixão, o perdão e a aceitação, a gratidão e a responsabilização, a paixão e o amor, logo tu, que tens tudo de bom e só valorizas tudo de mau.
Que este exemplo, infelizmente, sirva para quando achares que só tu tens problemas e que as coisas só acontecem a ti lembrares-te que, no mundo, infelizmente, existem pessoas que se encontram piores que tu e que não tens o direito de queixar-te por coisas que não merecem motivos de queixa, chateares-te com pessoas ou por algo que nem merece tanta má energia.
O António é um homem de força, de superação diária e gostava de estar no teu lugar e poder viver tudo aquilo que ainda tens para viver, de poder sorrir e não pode.
Tu podes. Sê grato/a. Vive a vida como ela merece ser vivida.
Bernardo Machado Silva

 

O António Cordeiro é um ser-humano, para muitos, apenas um ator. Aos 58 anos, foi-lhe diagnosticado Paralisia…

Publicado por Bernardo Machado Silva em Sábado, 29 de agosto de 2020

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.