Afonso Pais e Rita Maria

 

Afonso Pais e Rita Maria actuam no Pequeno Auditório da Culturgest a 27 de Janeiro, pelas 21:30, num espectáculo integrado no ciclo “Jazz +351”.

 

Afonso Pais, referência estabelecida na cena musical nacional, desenvolve desde o início da sua carreira artística um trabalho de composição exploratório das vertentes e possibilidades da música escrita e da improvisação.

 

Tendo colaborado com cantautores como Edu Lobo, Ivan Lins, Rui Veloso ou JP Simões, partilhado o palco ou estúdio com cantores como Dee Dee Bridgewater, Camané e António Zambujo, e gravado com nomes maiores da música instrumental como por exemplo Peter Bernstein, Perico Sambeat ou João Paulo Esteves da Silva, Afonso Pais apresenta agora a sua parceria artística com a aclamada cantora Rita Maria, singular intérprete e improvisadora, com o projecto intitulado “Além das Horas”.

 

“Além das Horas” foi editado em disco em 2016 pela editora alemã ENJA Records. Nesta colecção de canções Portuguesas, com e sem letra, pontualmente instrumentais, cada composição introduz o seu universo musical sem contudo o delimitar.

 

A narrativa musical leva-nos através das canções, pela voz de Rita Maria segundo o imaginário de Afonso Pais, que apresentam neste espectáculo a parceria no seu formato original: o Duo. Por este ser o formato no qual as ideias foram geradas, se desenvolveram e foram partilhadas primeiramente, o Duo expõe uma releitura particular e distinta das canções presentes no disco “Além das Horas”, no qual a instrumentação é mais alargada. O repertório inclui ainda composições inéditas que dão continuidade ao universo musical delineado por “Além das Horas”, universo esse que decorre da cumplicidade musical e parceria de longa data que consubstancia esta colaboração artística.

 

Mais do que uma combinação ou cruzamento de estilos musicais, o repertório reflecte uma assimilação, usando o formato de canção, a expressão da palavra cantada em português, abrangendo a improvisação, a unidade e interacção do Duo, sem compromissos de pertença a alguma tipologia musical pré-determinante ou predominante.

 

Os bilhetes têm um custo de seis euros, cada.

Rui Lavrador

Iniciou em 2011 o seu percurso em comunicação social, tendo integrado vários projectos editoriais. Durante o seu percurso integrou projectos como Jornal Hardmúsica, LusoNotícias, Toureio.pt, ODigital.pt, entre outros Órgãos de Comunicação Social nacionais, na redacção de vários artigos. Entrevistou a grande maioria das personalidades mais importantes da vida social e cultural do país, destacando-se, também, na apreciação de vários espectáculos. Durante o seu percurso, deu a conhecer vários artistas, até então desconhecidos, ao grande público. Em 2015 criou e fundou o Infocul.pt, projecto no qual assume a direcção editorial.

Rui Lavrador has 6659 posts and counting. See all posts by Rui Lavrador

Rui Lavrador

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.