Agenda cultural de Bragança apresenta muita qualidade nos meses de Janeiro e Fevereiro

Braganca

 

Nos meses de Janeiro e Fevereiro, o Município de Bragança apresenta um vasto leque de propostas culturais para todos os gostos e idades. Concertos, exposições e peças de teatro são algumas das propostas que os naturais de Bragança e os visitantes da cidade poderão ver durante estes dois meses.

 

 

O Natal já acabou mas a entrega dos prémios para o melhor conto de Natal, vencedor do concurso de presépios e concurso de montras de Natal. A entrega de prémios acontece a 17 de Janeiro, terça-feira, às 20:30, no Auditório do Teatro Municipal de Bragança

 

 

Nos dias 18,19 e 20 de Janeiro, de quinta a sexta-feira pode ser visto “António Fontinha: Viver o Património Imaterial” na Caixa de Palco do Teatro Municipal de Bragança às 9:30, 11:00 e 14:30.

 

 

Os seniores vão poder,  na sexta-feira, 20 de Janeiro, participar gratuitamente (mediante inscrição no site) na actividade “60+Ciência”, no Centro Ciência Viva de Bragança, às 14:30. A actividade volta a ser repetida no dia 17 de Fevereiro pelas 14:30.

 

 

O maestro Rui Massena apresenta-se no Auditório do Teatro Municipal de Bragança, pelas 15:00, com um concerto para piano e violino. Este espectáculo é indicado para maiores de 12 anos.

 

 

A II Feira Rural da Terra e das Gentes da Lombada acontece de 26 a 29 de Janeiro em S. Julião de Palácios. Esta Feira é organizada pela União das Freguesias de S. Julião de Palácios e Deilão e conta com o apoio do Município de Bragança.

 

 

O livro de Joana Gonçalves, “Tradição em Continuidade, As Quintas da Terra Fria Transmontana”, vai ser apresentado no dia 27 de Janeiro, sexta-feira, às 18:00 na Sala Luís de Camões do Centro Cultural Municipal Adriano Moreira.

 

 

A 28 de Janeiro, sábado, realiza-se o “XIII Encontro, Bragança e a Comunidade Internacional”. Este encontro é organizado pelo Município de Bragança em colaboração com o Instituto Politécnico de Bragança e Agrupamentos de Escolas do Concelho, Associação Académica do IPB e Associação de Estudantes Africanos em Bragança. Também no sábado, pelas 15:00 no Teatro Municipal de Bragança, actua a Orquestra Filarmónica das Beiras com Mário Laginha.

 

 

A 29 de Janeiro, em mais uma edição de “Café de Ciência”, a investigadora Inês Nogueiro vai apresentar a caracterização genética da população judaica de Trás-os-Montes e Belmonte, um dos locais com maior presença hebraica no país. Esta conversa é gratuita e vai acontecer na Casa da Seda, às 21:30.

 

 

Em Fevereiro, no dia 02, a Caixa de Palco do Teatro Municipal de Bragança recebe às 21:30 uma edição de “Noites Frias ,Vozes Quentes” dedicada ao Brasil. O Brasil volta a ser “cantado” por Nega Jaci no dia 23 de Fevereiro.

 

 

A 09 de Fevereiro o país “homenageado” será Moçambique. A 16 de Fevereiro, Chalo Correia traz a Bragança o melhor das músicas de Angola.

 

 

Deixe a sua criatividade fluir na oficina Doing, que decorre no dia 04 de Fevereiro no Centro Ciência Viva de Bragança, às 11:00. As actividades “faça você mesmo” são dedicadas a famílias com crianças dos 6 aos 10 anos. Já de noite, às 21:00, na Caixa de Palco do Teatro Municipal de Bragança  pode ser visto os “Monólogos de uma vida”, pelo Teatro do Montemuro.

 

 

A exposição temporária “Casa de Espanto em torno da colecção da Caixa Geral de Depósitos” pode ser vista até dia 05 de Fevereiro no Centro de Arte Contemporânea Graça Morais.

 

 

O domingo, 05 de Fevereiro, pelas 11:30 traz histórias com ciência para crianças dos 3 aos 5 anos com o “Casulo das Histórias”. Esta actividade acontece na Casa da Seda que pelas 17:00 vai receber “Um ao molhe: Festival Itinerante de One-Man-Bands”. Do alinhamento do festival fazem parte:Krake, O Lendário Homem do Trigo e Daniel Catarino.

 

 

A 10 de Fevereiro são inauguradas a exposições “Galandum Galundaina- 1996/2016” e “E Cá Se Fazem Cuscos” no Centro Cultural Municipal Adriano Moreira às 18:00.

 

 

Todos os segundos sábados de cada mês as portas da Biblioteca Municipal abrem para uma manhã de contos e encontros. Uma história, um contador ou contadora, muitas crianças e suas famílias encontram-se para os Sábados de Encantar. Uma oficina de leitura criativa com o objectivo de estimular o gosto pela leitura, divulgar o livro e promover momentos únicos em família. A 11 de Fevereiro, pelas 10:30, acontece mais um “Sábado de Encantar”.

 

 

A 11 de Fevereiro, sábado, a peça “Filho da Treta”, indicada para maiores de 12 anos, sobe às 21:00 ao auditório do Teatro Municipal de Bragança.

 

 

A 18 de Fevereiro, sábado, vão ser inauguradas as exposições de desenho de Graça Morais e de arquitectura de Eduardo Souto Moura. Estas exposições podem ser vistas a partir das 15:00 no Centro de Arte Contemporânea Graça Morais. O mito de Orpheu e Eurydice, fonte inesgotável de referências e criações artísticas, quer no domínio das artes plásticas, da música e da literatura, assinala também o primeiro encontro entre a pintura de Graça Morais e a escrita de Sophia de Mello Breyner Andresson.

 

 

No mesmo dia, pelas 21:30, o auditório do Teatro Municipal de Bragança recebe o espectáculo de dança “O Reino Maravilhoso”.

 

 

Fevereiro é um mês muito importante para a cidade de Bragança e os seus habitantes. A 20 de Fevereiro a cidade comemora 553 anos de existência.

 

 

O Museu Ibérico da Máscara e do Traje celebra o seu décimo aniversário no dia 24 de Fevereiro. Integrado no projecto “Máscaras”, o Museu Ibérico da Máscara e do Traje tem como base uma parceria de cooperação transfronteiriça entre o Município de Bragança e a Diputación de Zamora. Dele fazem parte trajes e máscaras características das Festas de Inverno e Carnaval de Trás-os-Montes, Lazarim e Província de Zamora, permitindo ao visitante contactar, em qualquer altura do ano, com uma multiplicidade de festas, personagens e rituais. O aniversário do Museu é marcado pela apresentação da II Edição do Catálogo da  Máscara Ibérica e pela Inauguração da Exposição: “Caretas” de Aveleda, Bragança, do artesão Isidro Rodrigues. A inauguração acontece pelas 18:00.

 

 

A 24 de Fevereiro, sexta-feira, pelas 21:30, o “Café de Ciência” recebe o projecto “Portugal Nuts”. Esta é uma parceria com o Centro Nacional de Competências de Frutos Secos. Esta conversa acontece na Casa da Seda a entrada é gratuita.

 

 

De 24 a 26 de Fevereiro realiza-se o Festival do Butelo e das Casulas. O espaço de venda de butelo, casulas e produtos da terra situa-se na Praça Camões. O Festival vai ter animação permanente com caretos e gaiteiros nas ruas da cidade, das 10:00 às 19:00.

 

 

Fevereiro é o mês do Carnaval e em Bragança este é comemorado com o “Carnaval dos Caretos”, no dia 26 de Fevereiro, que conta com a participação de grupos de caretos de ambos os lados da fronteira e de escolas e instituições do concelho. A concentração está marcada para a Praça Cavaleiro de Ferreira, às 16:00. O desfile vai percorrer as ruas da Zona Histórica de Bragança. No final vai haver a “Queima do Diabo”.

 

 

Às 21:00 do dia 26 de Fevereiro, o auditório do Teatro Municipal de Bragança recebe o baile de Mariel Martinez “Duende del Tango +”.

 

 

A 27 de Fevereiro os mais novos vão ter o seu próprio carnaval em “Carnaval Jovem”. Este vai acontecer a partir das 22:00 no Pavilhão do Clube Académico de Bragança.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.