Albino Moura inaugura painel e exposição em Sesimbra

O artista plástico Albino Moura inaugura um painel e exposição em Sesimbra no Largo Bombaldes. Esta é inaugurada no dia 25 de Julho ( Segunda-feira) às 18 horas.

O conceituado artista plástico Albino Moura inaugura um painel de azulejo, intitulado “Sesimbra”, no Largo de Bombaldes, junto à entrada do Mercado do Peixe. A obra, com cerca de seis metros de comprimento por dois de largura, espelha “toda a simbologia de Sesimbra”, como refere o pintor, conhecido pela excelente técnica, desenho fácil e expressivo, qualidade de composição e pelo uso de cores quentes. 

 

 

Uma família de pescadores: o pai, a mãe e o filho, são as figuras centrais do painel, onde estão também representados o Senhor Jesus das Chagas, padroeiro dos pescadores de Sesimbra, o Santuário do Cabo Espichel, a Ermida da Memória, a Fortaleza de Santiago, o Castelo de Sesimbra, a Moagem de Sampaio e as igrejas da Vila.

 

 

Depois desta cerimónia, segue-se a inauguração da exposição de pintura. “Paisagens Íntimas”, na Fortaleza de Santiago é uma exposição também da autoria do pintor. A exposição retrata as suas vivências, memórias, tristezas e alegrias. A mostra dá ainda a conhecer vários poemas do autor, que comemora este ano sete décadas de carreira. 

 

 

“Eu não sou poeta nem escritor, mas quando estou a pintar tenho necessidade de escrever”, afirma o artista plástico.

 

 

“Costumo dizer que escrevo o que não consigo pintar”, completa Albino Moura. O dia de inauguração finaliza com um apontamento musical da parte do pianista Paulo Cavaco.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.