Álbum “Royal Fado” de Yolanda Soares disponivel nas lojas

Yolanda Soares

 

“Royal Fado”, de Yolanda Soares, já está à venda. A cantora juntou-se à ex.harpista oficial da Casa Real de Inglaterra, Claire Jones, neste álbum inspirado em óperas de Amália, que podemos considerar a Maria Callas do fado. Neste trabalho podemos associar o fado à nobreza não esquecendo que a monarquia também tem e teve um peso fundamental na estrutura arquitectónica e cultural portuguesa.

 

 

Pode-se dizer que este álbum da cantora Yolanda Soares segue as pisadas do seu primeiro “Fado em Concerto” lançado em 2006 pela Universal.

 

 

Inspira-se novamente em Fados Amalianos (sua grande influência dentro do Fado). Mas numa época muito específica da carreira de Amália, onde o Fado sofreu uma “transformação”, quer com a escolha de autores mais eruditos ( como Camões por exemplo) quer pelas melodias mais complexas e elaboradas ( principalmente as do compositor  Alain Oulman). Nessa época os guitarristas tinham alguma dificuldade em abordar tais fados que mais se assemelhavam a óperas.

 

 

Para Yolanda Soares os fados mais arrojados de Amália não são de todo diferentes da ópera, já que na sua essência comportam uma carga emocional, um virtuosismo vocal e uma complexidade melódica que se poderia quase associar a árias de Puccini ou Verdi. A uma época romântica e virtuosa que serviu de inspiração para todo um conceito onde Yolanda Soares recria alguns fados Amalianos dando-lhes o carácter romântico da ópera e acrescentando também sonoridades da World Music (Flamenco, Tango ou música Oriental).

 

 

Yolanda Soares é uma artista com uma grande capacidade de criação e inovação sendo capaz de trazer sempre um factor de surpresa aos projectos que se envolve. Sendo cantora de profissão, ela é também autora, compositora e directora artística da empresa de organização e produção de espectáculos na “By the Music” produções.

 

 

O primeiro single de “Royal Fado” é o fado “O nosso povo”. Este foi escrito por Carlos Paião para Amália Rodrigues.

Para além de Yolanda Soares e Claire Jones, o mestre da guitarra portuguesa, Custódio Castelo e o percussionista e compositor Chris Marshall cruzam as fronteiras da distância e acrescentam aos Fados Amalianos uma sonoridade única. Ancestral, romântica, mas também  tradicional, universal e moderna.

 

 

O canto lírico e o fado unem-se no álbum “Royal Fado”.

2 thoughts on “Álbum “Royal Fado” de Yolanda Soares disponivel nas lojas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.