Aldina Duarte, Gonçalo Salgueiro e José Manuel Neto confirmados no Caixa Ribeira

O melhor do Fado tem encontro marcado na Ribeira do Porto a 3 e 4 de Junho. Durante dois dias a festa vai invadir as ruas daquela emblemática zona da baixa portuense. Aldina Duarte, Gonçalo Salgueiro e José Manuel Neto são as mais novas confirmações.

 

Nome imenso do Fado, Aldina Duarte dispensa apresentações. Para além de uma voz soberba e distinta, escreve como ninguém, sendo também cantada por nomes já icónicos do Fado como Camané, Joana Amendoeira, António Zambujo, Ana Moura, Carminho, Pedro Moutinho, Mariza, entre outros.

 

 

Fadista-residente no conhecido Sr. Vinho em Lisboa, Aldina leva também com frequência a sua voz além-fronteiras como uma das grandes referências nacionais. Em 2015 regressou com Romance(s), um duplo CD onde se canta um romance escrito em verso por Maria do Rosário Pedreira. Considerado por muitos, um dos discos do ano, vai ter, com certeza, lugar de destaque no concerto no Caixa Ribeira.

 

 

Gonçalo Salgueiro é um artista multifacetado. Músico, actor e produtor, participou em espectáculos musicais e em algumas das mais conhecidas produções de Filipe La Féria. Foi precisamente em “Amália” que a sua voz começou a merecer reconhecimento. Tem um registo muito particular, quase angelical e um reportório com vários discos. Em 2014, com a renomada soprano internacional Elena Mosuc, juntou Fado, Ópera e Musical, na produção “OPERFADO”. Regressa ao Caixa Ribeira para encantar.

 

 

José Manuel Neto é filho de Fadista e começou a tocar Guitarra Portuguesa com 15 anos. É um dos mais virtuosos e reconhecidos instrumentistas da atualidade. Em estúdio gravou com Argentina Santos (“Argentina Santos”), António Zambujo (“O Mesmo Fado”, “Outro Sentido”), Camané (“Esta coisa da Alma”, “Pelo Dia Dentro”, “Como sempre… Como Dantes”, “Sempre de Mim”), Carlos do Carmo (“Ao vivo no Coliseu dos Recreios: 40 anos de Carreira”, “Fado Maestro”), Ana Moura (“Aconteceu”) e Pedro Moutinho (“Encontro”, “Um Copo de Sol”). Autodidata, o seu talento fez com que ao longo dos anos fosse acompanhando vários artistas em casas de Fado de renome. Hoje, depois de vários álbuns, conta também com digressões ao lado de grandes nomes do universo fadista como Carlos do Carmo, Camané, Ana Moura, Aldina Duarte, Cristina Branco ou Mísia. Vai desfilar todo o seu virtuosismo no Caixa Ribeira.

 

 

Já Confirmados: Aldina Duarte; António Zambujo; Gonçalo Salgueiro; Joana Amendoeira; José Manuel Neto; Pedro Moutinho; Raquel Tavares; Rodrigo & Florência; Simone de Oliveira; Kiko

 

 

 O bilhete único para os dois dias já está à venda na Blueticket, no Palácio da Bolsa e nos restantes locais habituais. Tem o preço de 28€, passando a 35€ nos dias do Festival, sendo que os clientes da Caixa têm desconto de 10% nos bilhetes adquiridos com cartão da Caixa no Palácio da Bolsa. Troca obrigatória por pulseira pelo próprio nas bilheteiras do Festival / Palácio da Bolsa.

Rui Lavrador

Iniciou em 2011 o seu percurso em comunicação social, tendo integrado vários projectos editoriais. Durante o seu percurso integrou projectos como Jornal Hardmúsica, LusoNotícias, Toureio.pt, ODigital.pt, entre outros Órgãos de Comunicação Social nacionais, na redacção de vários artigos. Entrevistou a grande maioria das personalidades mais importantes da vida social e cultural do país, destacando-se, também, na apreciação de vários espectáculos. Durante o seu percurso, deu a conhecer vários artistas, até então desconhecidos, ao grande público. Em 2015 criou e fundou o Infocul.pt, projecto no qual assume a direcção editorial.

Rui Lavrador has 6331 posts and counting. See all posts by Rui Lavrador

Rui Lavrador

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.