“Alentejo, Patrimónios” em Beringel

A vila de Beringel recebe este sábado, 26 de setembro, a visita do projeto ‘Alentejo, Patrimónios’ lançado pela Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRCAlentejo) com o objetivo de promover o Património Cultural Imaterial da Região.
‘Do barreiro à cantarinha’ é o tema desta visita guiada com início marcado para as 10h00 no Centro Cultural de Beringel, e que contará ainda com visitas à olaria do Mestre António Mestre, à fábrica de tijolo de burro e de lambaz de Mestre Parreira, e ainda à loja de artesanato do Zuca.

Mostrar a diversidade cultural da região, dignificar os atores do saber-fazer tradicional, valorizar o património imaterial e o território em todas as suas especificidades diferenciadoras e criar novas dinâmicas que ajudem o turismo e a economia locais são os objetivos principais do projeto que a DRCAlentejo está a desenvolver, em colaboração com vários Municípios e associações da região.

Este projeto ‘Alentejo, Patrimónios’ contempla o total de quatro visitas temáticas, até ao final do corrente ano, com o máximo de 14 participantes cada, mediante inscrição prévia, cumprindo-se as normas de saúde pública definidas.

A primeira visita realizou-se em Alcáçovas (Viana do Alentejo), tendo como pano de fundo a arte chocalheira, cujo fabrico viu, em 2015, o seu nome inscrito na lista da UNESCO do Património Cultural Imaterial da Humanidade. Depois dos Barros de Beringel seguem-se as visitas em torno dos cereais e da molinagem no território do rio Mira (3 de outubro) e dos Bonecos de Estremoz (17 de outubro).

O Projeto ‘Alentejo, Patrimónios’ insere-se no Programa de Promoção, Programação e Mediação no Património Cultural, da Direção Regional de Cultura, no qual se incluem um ciclo anual de visitas guiadas ao património construído, um ciclo de Música nas Igrejas, ações de Sensibilização para a Educação Patrimonial, entre outras iniciativas.

Esta iniciativa conta com o apoio da Junta de Freguesia de Beringel e da Câmara Municipal de Beja

Alentejo, PATRIMÓNIOS

Do barreiro à cantarinha

Beringel – 26 de setembro

Programa:

10.00 h . Recepção no Centro Cultural com uma introdução histórica em torno do barro e dos barristas de Beringel, visita à exposição dos oleiros de Beringel, ali patente, e a visualização de um vídeo sobre a temática;

10.30/10.45 h . Visita à Oficina do Mestre Oleiro António Mestre [conhecer todo processo do ciclo do barro – barreiro, tratamento do barro, roda, secagem, cozedura];

11.30 h . Visita à oficina de fabrico de tijolo de burro e de lambaz de Mestre Parreira;

12.00 /12.15 h. Passagem pela “Loja do Zuca”;

12.45/13.00 h Almoço [livre];

15.00 h Visita à Igreja Matriz [Contextualização da importância da Ordem de Cister na introdução da olaria em Beringel];

17.00 h Fim de visita no fresco do Parque da Vila com prova de vinhos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.