arrowarrow


O cartaz do Festival Caixa Ribeira fica hoje completo. Recheados de protagonistas luxosos, com os melhores Fadistas do mundo do qual já fazem parte nomes como António Zambujo, Gisela João, Raquel Tavares, Aldina Duarte, Hélder Moutinho Maria da Fé, entre tantos outros, chega agora a “cereja no topo do bolo”. Dia 3 de Junho, no Palco Caixa: Ana Moura.

 

Ana Moura, conhecida e aclamada pelos quatro cantos do Mundo, é uma das maiores e mais incríveis embaixadoras do Fado dentro e fora de portas. Nas edições discográficas estreou-se há pouco mais de uma década. Quase sempre acompanhada por Jorge Fernando, uma espécie de padrinho e ensinador durante muitos discos, o seu sucesso atinge um clamoroso tamanho, acabando por cantar com ícones da pop mundial como os Rolling Stones, Prince, Gilberto Gil e outros.

 

 

Com “Desfado” de 2012 (o disco mais vendido em Portugal dos últimos anos, galardão de cinco platinas), juntou a tradição com a contemporaneidade, confirmando-a como uma artista absolutamente singular. Nesse álbum contou com a colaboração de Larry Klein, produtor de nomes-colossos como Joni Mitchell, Tracy Chapman ou Madeleine Peyroux, e com os talentosos Márcia, Luísa Sobral, António Zambujo, Aldina Duarte, entre outros.

 

 

O último registo da fadista chama-se “Moura”. A edição atingiu a marca de Disco de Platina em apenas duas semanas e volta a contar com a produção de Larry Klein. Tal como em “Desfado”, são muitos os grandes nomes da música portuguesa que se juntam a Ana Moura. Carlos Tê, por exemplo, é um dos convidados (pela primeira vez a trabalhar com a Fadista), assinando um tema por inteiro, na música e na letra. Outros estreantes são Jorge Cruz (Diabo na Cruz), Edu Mundo ou Sara Tavares, que compõe um tema com a letra de Kalaf (Buraka Som Sistema). Há ainda palavras do escritor José Eduardo Agualusa, cuja música é composta pelo músico angolano Toty Sa´Med, e nomes conhecidos por todos que trabalharam no anterior “Desfado”. Nome imperdível e incontestável, Ana Moura no dia 3 de Junho, no Caixa Ribeira.

 

 

Está desta forma completo o cartaz da 2ª edição do Festival Caixa Ribeira. Para que todos possam começar a preparar as noites de 3 e 4 de Junho, está também disponível a distribuição de todos os artistas por dias e salas.

 

 

Cartaz completo:

 

Dia 3 de Junho:

Ana Moura; António Chainho com Paulo de Carvalho e Mafalda Arnauth; António Zambujo; Beatriz; Beatriz Felizardo; Eduardo Pinto; Filipa Cardoso; Filipe Duarte; Gonçalo Salgueiro; Homenagem a Fernando Farinha: Miguel Xavier, Patricia Costa, Alexandra Guimarães e Valdemar Vigário; Joana Almeida; Joana Amendoeira; José Geadas; José Gonçalez; José Manuel Neto; Maria da Fé; Maria do Sameiro; Maria João Quadros; Miguel Ramos; Manuel Salé; Nádia Bastos; Pedro Moutinho; Rute Rita; Kiko

 

 

Dia 4 de Junho:

 

Aldina Duarte; Ana Sofia Varela; Anita Faria; Clássicos do Fado interpretados por Rosita, Manuel Barbosa, Maria da Luz e António Cerqueira; Fados a Nossa Senhora: Ana Pinhal, Miguel Xavier, Patrícia Costa e Sérgio Martins; Gisela João; Helder Moutinho; Jorge Fernando; José Manuel Barreto; Liliana Luz; Maria Armanda; Nelson Duarte; Paulo Ribeiro; Raquel Tavares; Rodrigo & Florência; Sandra Correia; Sandra Loureiro; Sara Correia; Simone de Oliveira; Teresa Tapadas;

 

 

Fado à Janela: Jorge Silva, Miguel Monteiro, José Manuel Rodrigues

 

 

O bilhete único para os dois dias já está à venda na Blueticket, no Palácio da Bolsa e nos restantes locais habituais. Tem o preço de 28€, passando a 35€ nos dias do Festival, sendo que os clientes da Caixa têm desconto de 10% nos bilhetes adquiridos com cartão da Caixa no Palácio da Bolsa.

 

Rui Lavrador

Iniciou em 2011 o seu percurso em comunicação social, tendo integrado vários projectos editoriais. Durante o seu percurso integrou projectos como Jornal Hardmúsica, LusoNotícias, Toureio.pt, ODigital.pt, entre outros Órgãos de Comunicação Social nacionais, na redacção de vários artigos. Entrevistou a grande maioria das personalidades mais importantes da vida social e cultural do país, destacando-se, também, na apreciação de vários espectáculos. Durante o seu percurso, deu a conhecer vários artistas, até então desconhecidos, ao grande público. Em 2015 criou e fundou o Infocul.pt, projecto no qual assume a direcção editorial.

Rui Lavrador has 6436 posts and counting. See all posts by Rui Lavrador

Rui Lavrador

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.