Análise de “O Rei Leão”. Nos cinemas a 18 de Julho!

 

Título Original: The Lion King

Género: Animação, Aventura, Drama

Realizador: Jon Favreau

Elenco: Donald Glover, Beyoncé, James Earl Jones

Ano: 2019

País: EUA

Duração: 118 minutos

O clássico Disney “O Rei Leão” foi re-contado pelo realizador Jon Favreau, de uma forma moderna (através da live-action), fiel e coesa. O trabalho árduo das pessoas que cooperaram para tornar este projeto realidade notou-se, sendo impossível para o espectador de não deitar uma lágrima nem dar uma gargalhada no decorrer deste impressionante filme.

O Rei Leão, da Disney, retrata a história de Simba (a que Donald Glover dá voz), um pequeno leão que admirava o seu pai, rei Mufasa (James Earl Jones). Esta cria não era adorada por todos, principalmente por Scar (Chiwetel Ejiofor), tio de Simba e ex-herdeiro do trono. Como este tinha o desejo de reinar, pôs em acção um plano, que fez com que a cria de Mufasa saísse das Terras do Reino. Simba, com a ajuda de um grupo de amigos peculiar, terá que crescer e recuperar finalmente o trono.

Podemos comparar o enredo deste filme, de certa forma, com a história d’ “O Principezinho“, de Antoine de Saint-Exupéry: Cada um consegue interpretar o conto à sua maneira, independentemente da idade ou da profundidade da sua reflexão.

Está história, já à muito conhecida, foi representada dignamente. A banda sonora permitiu uma grande intensidade ao filme, ajudando o espectador a melhor perceber a felicidade, a tristeza e a tensão que decorriam ao longo da história. Esta teve a intervenção de artistas como Hans Zimmer, Beyoncé Knowles-Carter (que dá voz a Nala, melhor amiga de Simba), e Elton John.

A própria técnica de live-action deu uma nova magia ao filme: o rigor nos detalhes no desenho dos animais e todos os rugidos e ruídos, permitem a quem vê sentir como se estivesse a observar animais frente a frente. No entanto, a expressividade dos leões durante o filme deixaram um pouco a desejar.

Apesar de algumas cenas terem sido ligeiramente mudadas, e de a duração ser maior, este filme continuou fiel àquele que foi apresentado ao público em 1994, e é aconselhado a todos, sejam miúdos ou graúdos.

O filme “O Rei Leão” estreia em Portugal a 18 de Julho de 2019.

 

Texto: Mariana Nave

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.