Antiga estação recebe Núcleo Museológico dedicado às raízes ferroviárias de Pinhal Novo

Núcleo museológico Ferroviário
O edifício da antiga estação ferroviária de Pinhal Novo irá acolher um núcleo museológico sobre a atividade ferroviária, com abertura prevista para maio de 2018. O Contrato de Subconcessão de Uso Privativo Parcial do referido edifício foi celebrado entre a Câmara Municipal de Palmela e a IP Património – Administração e Gestão Imobiliária S.A., no dia 21 de julho.

A cerimónia contou, entre outras entidades, com as presenças de Carlos Fernandes, Vice-Presidente da IP Património – Administração e Gestão Imobiliária, S.A. e de Álvaro Balseiro Amaro, Presidente da Câmara Municipal de Palmela. Na ocasião, Álvaro Balseiro Amaro recordou o contexto da criação deste núcleo, integrado no Programa Museológico Municipal e que reflete a importância deste meio de transporte e comunidade profissional na génese da vila de Pinhal Novo.
Trata-se de um projeto que reflete trabalhos já iniciados há alguns anos pelo Museu Municipal – nomeadamente, a exposição “Caminhos de ferro e ferroviários em Pinhal Novo” e o livro “Memórias de Ferroviários em Pinhal Novo – Para a História da Vila e da Comunidade Ferroviária” – que abre uma linha de investigação permanente em torno do tema. A abertura do espaço ao público, com uma exposição de longa duração, com peças depositadas ou doadas por munícipes e/ou pelas entidades proprietárias de acervos que nos falam dos quotidianos e da evolução local; a execução de um programa educativo centrado nesta temática e o estabelecimento de parcerias com a Fundação Museu Nacional Ferroviário e com o Centro Nacional de Documentação Ferroviária são os próximos passos perspetivados pelo Município.

Rui Lavrador

Iniciou em 2011 o seu percurso em comunicação social, tendo integrado vários projectos editoriais. Durante o seu percurso integrou projectos como Jornal Hardmúsica, LusoNotícias, Toureio.pt, ODigital.pt, entre outros Órgãos de Comunicação Social nacionais, na redacção de vários artigos. Entrevistou a grande maioria das personalidades mais importantes da vida social e cultural do país, destacando-se, também, na apreciação de vários espectáculos. Durante o seu percurso, deu a conhecer vários artistas, até então desconhecidos, ao grande público. Em 2015 criou e fundou o Infocul.pt, projecto no qual assume a direcção editorial.

Rui Lavrador has 6784 posts and counting. See all posts by Rui Lavrador

Rui Lavrador

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.