António Fonseca apresenta audiolivro de “Os Lusíadas” no Centro Cultural Vila Flor

centro-cultural-vila-flot

 

“Os Lusíadas como nunca os ouviu”, António Fonseca vai ser apresentado no Café Concerto do Centro Cultural de Vila Flor (CCVF) no dia 02 de Dezembro, sexta-feira, às 18:00.

 

 

“Os Lusíadas”, como António José Saraiva afirma, “é um livro para ser entoado por recitadores, e não analisado por gramáticos. Por vezes interessa pouco o que ele diz, e vale só a língua sonora que percorre os vários graus da escala, uma palavra que esplende, um som rouco de queixa ou um gesto teatral que se entrevê. Por vezes, também, é um brinco meio irónico com palavras que se repetem ou opõem, como os poetas sempre gostaram de fazer diante dos seus auditores, que só são perfeitos e cabais quando se embebem como crianças no fluir das palavras e nos seus inesperados efeitos”.

 

 

António Fonseca disse, pela primeira vez, os dez cantos de “Os Lusíadas” em 2012, no âmbito do Guimarães Capital Europeia da Cultura, mas o trabalho de apropriação do texto de Camões para a oralidade começou em 2008, tendo sido um trabalho de esforço físico e mental que António Fonseca descreve quase como uma obsessão diária do actor por esta obra que é  “realmente muito difícil de ler, mas muito fácil de ouvir”.

 

 

Esse trabalho é agora finalmente recompensado com a edição de um audiolivro que António Fonseca apresenta no Café Concerto do Centro Cultural Vila Flor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.