“Antropocenas” chega a Guimarães

antropocenas

 

 

O espectáculo “Antropocenas”, de Rita Natálio e João dos Santos Martins, será apresentado na Black Box da Plataforma das Artes e da Criatividade, em Guimarães, no dia 20 de Outubro, às 21:30.

 

 

Neste espectáculo, que debate a questão do “Antropoceno” (esta palavra é utilizada por alguns teóricos para para descrever as alterações provocadas pela ocupação humana do território), poderemos ver em palco a contribuição de vários agentes culturais que se inserem nas áreas da ecologia, dança, música, antropologia e artes visuais.

 

 

Estas áreas misturam-se, opõe-se e matam-se para destituir certos ideais de natureza e para o público discutir a actual crise climática mas também as cosmologias ameríndias ou o racismo estrutural.

 

 

Sabemos que ecocídio=genocídio e que não vamos mudar o mundo porque este já acabou. O meio ambiente é um ambiente partido ao meio. O capitalismo é um eterno garimpo do ou(t)ro. Ecoologia não desce a temperatura“, conta Rita Natálio.

 

 

 

Esta peça insere-se nas consequências alarmantes que as alterações climáticas podem resultar. Este espectáculo pretende gerar um debate sobre a ocupação humana do território e as suas condições de sobrevivência, chamando também a atenção para uma mudança drástica dos nossos modos de vida. Alguns dos aspectos que até agora estavam garantidos foram invertidos.

 

 

 

Nesta conferência dançada os modelos (e não-modelos) de natureza e humanidade vão estar em conflito e vão ser colocados em confronto. Nesta palestra dançada as plantas, pedras, gatos, dildos e relva nas axilas vão ser os principais oradores e as samambaias vão discutir os seus direitos jurídicos, os sacos de plástico vão suicidar-se, os animais vão fazer petições contra a sua extinção e os jardineiros vão cortar os cabelos de plantas num requiem celebratório que se aproxima mais da catástrofe do que da purificação.

 

 

 

O que nos leva a pensar na natureza não como uma amante mas como uma doente em estado terminal. Esta peça vai lançar um desafio que consiste em repensar o nosso estilo de vida e a nossa relação com a ecologia e a natureza.

 

 

 

Espectáculo de entrada livre.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.