“Apartamento”: Uma comédia com elenco de luxo para ver no Teatro da Trindade

Uma nova comédia está a chegar ao teatro da trindade, “Apartamento” numa produção da Tenda Produções e com um elenco de luxo.

 

“A cidade muda mais depressa do que o coração dos homens”, nas palavras do filósofo do século XIX, Bouldaire. Este é o mote que dá início a esta divertida peça.

 

 

“Apartamento” conta a história de C.C Baxter. Este é funcionário de uma mega-empresa de seguros na cidade de Nova Iorque. Ele abre o seu apartamento ao espectador que acaba por criar com esta personagem uma grande empatia. Para Baxter os meios justificam os fins. Ele pretende sair do anonimato para subir na empresa.

 

 

Depois dos cinemas, nos anos 60,” Apartamento” é levado a cena com um maravilhoso leque de atores. Eles podiam ser qualquer um de nós ou até mesmo os nossos vizinhos. São personagens que prestam favores, tem desvios de carácter mas os escondem sobre uma capa de cinismo. No elenco encontram-se nomes como: Hélder Gamboa, Maria João Abreu, Heitor Lourenço, Ângela Pinto, Pedro Barroso, Vítor de Sousa e Paula Guedes.

 

 

A sátira social está presente em cada uma das falas. Para além do humor, existe uma tomada de consciência e um regresso aos valores da ética e da moral que ainda ajudam mais à sátira. É ai que reside a ironia fina presente no argumento.

 

 

O pano de fundo desta peça é uma grande urbe e as pessoas que nela se movem. As relações de vizinhança, amizade e de trabalho que se constroem mas podem ser tão frágeis como uma teia de aranha. No meio deste intricado mundo de afectos move-se o nosso protagonista, Bud Baxter. Ao longo do espectáculo inúmeros personagens vão tentar dar cabo do nosso herói.

 

 

“Apartamento” é baseado no argumento de Billy Wilder e I.A.L Diamond,a concepção e a direcção do projecto está a cargo de J.Fraga e a adaptação de Hélder Gamboa. O autor do texto consegue de uma forma, desconcertante, explicar-nos que a poesia e o amor podem viver nos corações de todos nós.

 

 

A Tenda Produções traz aos teatros nacionais uma deliciosa comédia que nos faz pensar que existe sempre uma segunda oportunidade na vida e que tudo vai acabar bem. “Apartamento” está em cartaz de 8 de Abril a 15 de Maio, de quarta-feira a sábado às 21:30. No domingo a sessão é às 17:30 no Teatro da Trindade. Uma comédia a não perder!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.