Apresentação do Programa de Promoção da Leitura para escolas e outras comunidades da Biblioteca Municipal de Beja – José Saramago

Print

 

A Divisão de Educação da Câmara Municipal de Beja apresenta o programa “Entre – páginas”, escolas e outras comunidades. A apresentação da edição de 2016/2017 decorre nos dias 20 e 21 de Outubro na Biblioteca Municipal de Beja José Saramago.

 

 

Apresentação do programa “Entre – páginas”, escolas e outras comunidades acontece às 18:00 do dia 20 de Outubro. Às 18:30 há uma conversa com Mafalda Milhões e Heitor Figueiredo sobre as exposições “Tudo é sempre outra coisa” e “Que histórias moram aqui?”

 

 

Às 21:30, a escritora e narradora oral Paula Carballera vai participar em “Mil e uma noites mil e uma histórias”.

 

 

A 21 de Outubro, e depois da apresentação do programa ( às 18:00),às 18:30 há uma conversa com a ilustradora Rachel Caiano, a propósito dos livros feitos em parceria com João Pedro Mésseder. Sessão de autógrafos.

 

 

Para além das actividades na Biblioteca, o Programa de Promoção da Leitura para escolas e outras comunidades vai realizar:

 

Livros nas Pontas dos dedos ( tem uma duração de 50 minutos e realiza-se a partir de Novembro)- Potencia o desenvolvimento das literacias e qualifica a relação da criança com o objeto livro, nas suas diferentes tipologias e usos.

 

Tudo é sempre outra coisa ( tem uma duração de 90 minutos e inicia-se em Novembro na Cave da BMB)- Percurso de leitura em torno dos Universos Poéticos de Rachel Caiano e João Pedro Mésseder. Curadoria de Mafalda Milhões. Também através da exposição de Caiano e Mésseder, criam-se propostas / jogos de leitura , escrita e composição, desenham-se trajetórias diversas, procurando-se encontrar caminhos para relação entre o livro, a leitura, os espaços e os objectos. Aqui o corpo é convidado a jogar e os sentidos são convocados a ler o lado de lá do livro.

 

Que histórias moram aqui? (tem uma duração de 60 minutos e realiza-se a partir de Novembro na cave da BMB) – A partir da obra do ceramista Heitor Figueiredo e da interrogação de cada uma das peças, desenvolvem-se uma série de propostas de composição plástica e criação textual .

 

Oficinas de poetar ( tem uma duração de 60 minutos, será itinerante e inicia-se em Novembro)- Projecto de sessões pontuais que se desenvolve de forma a potenciar o acesso às linguagens poéticas no dizer, no escutar e no escrever. Culminará entre Março e Abril de 2017 com a actividade coletiva “Columbinas”, quando a poesia ganha asas.

 

Contos de régua e esquadro ( inicia-se em Janeiro, tem uma duração de 90 minutos e será itinerante)- Projecto de sessões pontuais em torno da escrita de micro contos.

 

Bibliotecas Improváveis ( a partir de Novembro com sessões quinzenais coincidentes o horário da Biblioteca Andarilha em cada freguesia)- Projecto especialmente dirigido para as escolas das freguesias rurais, com vista a apoiar os docentes no trabalho de Educação Literácita e Literária. Desenvolve-se em torno de sessões quinzenais desenvolvidas na freguesia.

 

Conversas Andarilhas ( a partir de de Novembro nas comunidades rurais IPSS e é integrada na oferta do programa de leitura em Meio Rural)- São Andarilhas as conversas que fazemos. Caminham ligeiras pelas memórias de quem veio conversar e partilham-se em roda. Os livros os contos, os dizeres antigos, as cantigas e versos, podem ser um bom princípio de conversa e misturam-se com as histórias de vida que moram no corpo, nos gestos e no dizer de quem já viveu muito e ganhou o direito de ter uma história para contar.

 

Na quarta-feira do mês! ( a partir de Novembro)- Encontros informais em torno da leitura e literatura para crianças e jovens.

 

Serviços de apoio e orientação à leitura ( de segunda a sexta-feira das 14:30 às 17:00 no Centro do Livro Infantil)- Acervo especializado de orientação à leitura dirigidos a pais e docentes do concelho. Disponibiliza recursos de informação na área da promoção da leitura e outros materiais de apoio à atividade educativa. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.