“AR&PA – Bienal Ibérica de Património Cultural” em Amarante

IMG_2917

 

 

Em Outubro, mais precisamente de 13 a 15, o Município de Amarante vai receber a  “AR&PA – Bienal Ibérica de Património Cultural”. Este evento pioneiro, que é realizado de forma alternada entre Portugal e Espanha, vai levar até à cidade uma serie de iniciativas com um grande cariz cultural e com um enfoque na gestão patrimonial.

 

 

Na zona ribeirinha de Amarante vão estar 50 expositores do sector do património cultural. Esta poderá ser uma oportunidade para estabelecer parcerias entre os diversos profissionais do meio. Neste evento vai estar presente a  Direção-Geral do Património Cultural, a Siega Verde (zona arqueológica), a Parques de Sintra – Monte da Lua e a Universidade do Minho. Também será atribuído o Prémio de Prémio Internacionalização do Património, destinado aos três expositores que demonstrem maior interactividade com o público visitante.

 

 

Para além da vertente expositiva desta Bienal, a Casa da Calçada vai, no dia 13 de Outubro, acolher um seminário internacional dedicado à  “Descentralização da Gestão Patrimonial”. Este seminário vai contar com a participação de profissionais provenientes de Portugal, Espanha ou França que vão reflectir sobre os desafios na gestão do património do país, as competências técnicas dos actuais intervenientes e o papel de empresas e associações especializadas na gestão de recursos patrimoniais. Ao longo dos 3 dias vão acontecer vários workshops, debates e jornadas.

 

 

A programação cultural do “AR&PA – Bienal Ibérica de Património Cultural” é dedicada a toda a família. Os visitantes vão poder visitar o Centro Histórico de Amarante e a alguns dos monumentos mais icónicos da Rota do Românico, entre igrejas e mosteiros. Todos estes equipamentos vão estar abertos fora de horas.

 

 

A música vai ter lugar na Bienal com um concerto noturno da Orquestra do Norte e uma actuação do Coro Anima Mea. Na Igreja de S. Gonçalo, o colectivo OCUBO vai apresentar um espectáculo de video mapping e baseado no românico.

 

 

No que toca ao desporto, todos estão convidados pela Corrida do Património que vai passar pelos principais monumentos da cidade.

 

 

A “AR&PA – Bienal Ibérica de Património Cultural” é promovida pela Rota do Românico e co-promovida pela Junta de Castela e Leão. Esta edição, que vai acontecer de 13 a 15 de Outubro, será a primeira num novo formato e tem o Alto Patrocínio da Presidência da República e o apoio da Comissão Nacional da UNESCO.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.