papel_marmoreado

 

Em Fevereiro, o Museu do Oriente vai ensinar a criar autênticas obras de arte em papel utilizando as técnicas japonesas da encadernação artesanal, do papel marmoreado e do kirigami.

 

 

O primeiro workshop, que acontece no dia 28 de Janeiro, das 14:30 às 17:30, vai ensinar a técnica de encadernação artesanal japonesa. Esta é uma técnica simples e versátil, que utiliza o ponto à vista, “yotsumi toji”, para produzir cadernos, livros e álbuns. O preço de inscrição é de 30 euros, incluindo os materiais.

 

 

A 04 de Fevereiro, o workshop de Papel Marmoreado, que acontece das 14:00 às 18:00, debruça-se sobre uma forma de expressão plástica quase extinta e rodeada de secretismo pelos grandes mestres da encadernação. Durante uma tarde, são dadas a conhecer as diferentes fases desta técnica, que ao longo dos séculos tem vindo a desenvolver-se como uma área da pintura em papel. 

 

 

Nesta oficina os participantes vão se debruçar sobre a preparação do banho, das tintas e o próprio papel de suporte, para que percebam a relação entre a concentração dos pigmentos e a plasticidade dos diferentes materiais (tintas) e o próprio banho. A inscrição custa 60 euros e este workshop tem um limite de 10 participantes.

 

 

Esta série de workshops em torno do papel termina a 25 de Fevereiro, das 10:15 às 12:15, com “O festival da neve com kirigami”, uma técnica de dobragem e corte de papel onde a figura é geralmente circular, dobrada de forma radial para que, quando recortada, revele um tipo de padrão numa figura plana. 

 

 

O “floco de neve” é uma das figuras mais populares do kirigami, prática japonesa que teve como origem o recorte do “Mon” ou emblema heráldico japonês, divulgada no Japão no século XVII através dos samurais e até hoje presente em diferentes manifestações culturais como os recortes utilizados nos templos xintoístas. A inscrição para esta oficina, indicada para maiores de 16 anos, custa 20 euros

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.