Artes Plásticas em destaque na Festa do Avante

 

 

 

O espaço das artes plásticas da Festa do Avante! recebe, este ano, três exposições: uma de medalhística, assinalando os 40 anos de actividade do escultor João Duarte; uma colectiva de pintura e escultura; e outra do projecto Galdéria, assente na técnica de serigrafia. As artes plásticas na Festa têm-se afirmado tanto pela divulgação e valorização dos artistas portugueses, como pelo público amplo e diversificado que visita este espaço, contrastando com a elitização de outros espaços expositivos no País.

 

 

Na exposição colectiva de pintura e escultura  pontificam nomes como Acácio Malhador, Alfredo Luz, Ana Lima Neto, Ana Teixeira, Sérgio Vicente e Virgínia Froes. Nas palavras da organização valoriza-se a profundidade, solidez e qualidade do trabalho artístico e não uma qualquer «legitimação comercial» que tenha por base o chamado mercado da arte.

 

 

A exposição-instalação do projecto Galdéria, que tem como base a serigrafia, apresenta diferentes propostas de vários artistas, com uma forte componente de ilustração. Trata-se de um projecto nascido há 18 anos que, actualmente, se encontra sediado na Escola Superior de Arte e Design das Caldas da Rainha.  O projecto Galdéria pretende tornar visíveis diferentes abordagens relacionadas com a linguagem visual de novos criadores e assume-se como um ponto de encontro de vários jovens artistas com percursos diferenciados. Assume-se ainda como um projecto que estabelece uma relação entre os artistas e o público e é acessível a todos, «sem qualquer discriminação».

 

 

A terceira exposição patente na edição deste ano do Espaço das Artes Plásticas da Festa do Avante! é dedicada à obra medalhística de João Duarte, que cumpre quatro décadas de reconhecida (e premiada) actividade artística. Estarão expostos cerca de 150 trabalhos do escultor, produzidos ao longo dos anos a propósito de diversas ocasiões e para várias entidades, entre as quais se contam o PCP e a própria Festa do Avante!, clubes, colectividades e associações, empresas e instituições públicas. Alguns evocam acontecimentos históricos e personalidades de relevo e outros resultaram em monumentos de arte pública, que é possível observar em diversos locais do País.  À venda na banca do Espaço das Artes Plásticas estará uma edição limitada da medalha que João Duarte criou exclusivamente para a Festa do Avante! de 2018.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.