ArtFest Patrimónios Internacional leva o Alentejo ao Brasil e Canadá

 

 

 

As gentes, a paisagem, a gastronomia, o vinho, o Cante, as danças tradicionais, nomeadamente as Saias, o Fado cantado no Alentejo, as Marionetes, entre muitos outros aspectos do património cultural da região, são os temas do “ArtFest Patrimónios” Internacional que irá até ao Canada e ao Brasil.

 

 

O projecto. iniciativa da Associ’arte – Associação de Comunicação e Artes, quer unir o Alentejo e está dividido em quatro eixos distintos cujas atividades proporcionarão a realização de itinerância em Toronto de 16 a 22 de Outubro e que depois ira ate S. Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Paraiba, o projecto é cofinanciado pela Associ’ Arte, pela DGARTES, Câmara de Évora, Câmara de Portel, Câmara de Viana do Alentejo, numa união que tem como propósito mostrar o Alentejo como um Território único.

 

 

ArtFest Patrimónios internacional leva a estes dois países o filme Marfim produzido pela GMT e realizado pelo jornalista Luís Godinho. A exposição de fotografia sobre o Alentejo que pretende colocar em evidência a ligação entre o Património Material e Imaterial do Alto, Baixo e Alentejo Central, da autoria dos fotógrafos Rui Diogo Castela, Carlos Gasparinho, Telmo Rocha e Beatriz Rocha.

 

 

E os espectáculos de algumas das artes performativas mais identitárias do Alentejo. O Fado com Duarte – Évora, o Cante com os D. Zefinha – Portel, os Zanguizara – Arraiolos e as Marionetes de Manuel Dias, num espetáculo que conta com o músico To Zé Bexiga – Évora.

 

 

A estas expressões artísticas juntamos na bagagem o artesanato Alentejano dos Chocalhos – património da Humanidade de Alcáçovas, as Mantas Alentejanas de Mértola e os Tapetes de Arraiolos

 

 

Em suma o ArtFest Patrimónios Internacional agrega varias artes e vários artistas unindo o Alentejo, mostrando assim que temos mais coisas a unir do que a separar.

Partilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Notícia publicada a 11/10/2018


About the author /


Related Articles

Post your comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

_