Associação Nacional de Toureiros expressa “profundo pesar pela morte de Joaquim Bastinhas”

 

 

A Associação Nacional de Toureiros emitiu um comunicado no qual expressa o pesar pela morte do cavaleiro Joaquim Bastinhas, falecido a 31 de Dezembro último.

 

 

No comunicado enviado às redacções, a ANT revela que “passado o momento da despedida e da enorme dor sentida, a Associação Nacional de Toureiros vem expressar o mais profundo pesar pela morte de Joaquim Bastinhas, nascido Joaquim Manuel Carvalho Tenório, a 8 de março de 1956, em Elvas. O seu desaparecimento representa uma enorme perda para a Cultura portuguesa, em particular para a tauromaquia, arte que abraçou desde muito jovem”. Por isso, também, “Joaquim Bastinhas será sempre recordado como um cavaleiro carismático, um ídolo para muitos portugueses, com quem criou uma relação ímpar de respeito e admiração ao longo da sua vibrante e brilhante carreira. As milhares de pessoas que marcaram presença no último adeus a Joaquim Bastinhas, em Elvas, são exemplo da forma como este “cavaleiro do povo” contagiava a afición”.

O comunicado acrescenta ainda que “como cavaleiro, como colega e como homem, Joaquim Bastinhas deixa um vazio em todos os que tiveram o privilégio de trabalhar e conviver com ele. A simpatia e boa disposição, aliadas às enormes conquistas obtidas numa carreira construída a pulso, fazem de Joaquim Bastinhas um exemplo que perdurará no tempo”, rematando que “aos amigos e à família enlutada, a Associação Nacional de Toureiros endereça as mais sentidas condolências neste momento de intensa dor”.

 

Fotografia: Toureio.pt/Hugo Calado

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.