Ateneu Artístico Vilafranquense celebra 25 de Abril através das plataformas digitais

Dadas todas as contingências provocadas pela Covid-19 o mundo cultural praticamente parou, no entanto, o mundo digital veio reinventar muitas práticas artísticas.

O 25 de Abril é uma data em que se celebra uma das mais importantes efemérides portuguesas, data em que foi restaurada a liberdade dos portugueses depois de muitos anos de um regime ditatorial.

Neste sentido, o Ateneu Artístico Vilafranquense, não poderia deixar de estar na linha da frente na defesa da cultura, dos profissionais da música e das Associações e Instituições Culturais que foram os primeiros a verem-se privados de exercerem a sua atividade regular, bem como no Ateneu os espetáculos que semanalmente aconteciam no seu Auditório.

É neste contesto que o Ateneu Artístico Vilafranquense organiza e produz um concerto em comemoração do 46º aniversário do 25 de abril, em moldes nunca até então experienciados onde serão seguidas todas as medidas de segurança. A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira associou-se ao evento que conta ainda com associação de todas as Coletividades culturais com Banda ou Orquestra e Escola de Música do Concelho, a saber: Sociedade Euterpe Alhandrense (SEA), Sociedade Filarmónica Recreativa Alverquense (SFRA), Associação Humanitária dos Bombeiros da Póvoa de Santa Iria (AHBPSI) e Associação Orquestra de Vialonga.

O concerto decorrerá à porta fechada e será transmitido em direto a partir das 22h30, do dia 24 de abril (sexta-feira), na página do Facebook do Ateneu e no canal de YouTube da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira https://www.youtube.com/user/cmvilafrancadexira.

A transmissão será iniciada com o Concerto da Banda do Ateneu, previamente gravado no domicilio de cada um dos músicos, sob a direção artística do maestro Samuel Pascoal seguido de um concerto em direto do Auditório do Ateneu, sob a direção musical do músico e produtor Telmo Lopes, que se fará acompanhar de um leque de 6 excelentes músicos, na sua maioria do Concelho de Vila Franca de Xira.

A saber: Cláudia Soares – Voz; Dinis Carvalho – Saxofones; João Sanguinheira – Baixo Elétrico; Paulo Carvalho – Percussão; Pedro Soares – Guitarras e Voz;

Sertório Calado – Bateria, e, claro, o Telmo Lopes – Direção Musical e Piano.

Será por certo um concerto diferente que cada um poderá acompanhar a partir de sua casa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.