Biografia autorizada de Sanches Osório, da historiadora Maria João da Câmara, editada na próxima semana

 

 

A Oficina do Livro edita na próxima semana a biografia autorizada Sanches Osório, Memórias da Revolução, da historiadora Maria João da Câmara. O livro faz o retrato do oficial católico e monárquico, que aderiu ao Movimento dos Capitães desde muito cedo e nunca duvidou da vitória do 25 de Abril.

 

Captámos a perspectiva e a vivência de Sanches Osório em momentos fulcrais da história de Portugal do século XX: focámos a nossa atenção sobretudo no período que antecede a Revolução dos Cravos e o que lhe sucede, por ser também aquele em que Sanches Osório mais activamente se empenhou na vida do nosso país. Esta narrativa é tanto mais pertinente quanto diferentes são as convicções e os ideais políticos dele relativamente à maioria dos militares mais conhecidos que engendraram e participaram no golpe do 25 de Abril.

Maria João da Câmara é doutorada em História (especialização em Arquivística Histórica), pela Universidade Nova de Lisboa – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. Autora de vários trabalhos científicos na área da História e dos Arquivos de Família, além dos romances Um Príncipe Quase Perfeito, Crónica de Amor e Mar, O Pecado e a Honra e Memórias Perdidas de Catarina de Bragança, publicou os ensaios Orey: Uma Família, Uma Empresa – 1886-2006 e Cristo Rei, Espiritualidade e História. São ainda da sua autoria as seguintes biografias: Pedro de Figueiredo (1657-1722) – Uma Biografia; João Branco Núncio (1901-1976) e Maria José Nogueira Pinto, Uma Vida Invulgar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.